CNPq, Capes, Faps, Inep… Se você já viu algum desses nomes, já deve ter se perguntado o que são, o que fazem, o que comem e onde vivem. Essas são algumas das várias agências de fomento à pesquisa que existem no Brasil. Trata-se de instituições financiadoras de estudos que visam contribuir para a inovação e conhecimento tecnológico e científico. Vamos conhecê-las?
Navegue pelo índice abaixo:
- O que são agências de fomento e qual a sua importância?
- Quais são as principais agências de fomento?
- CNPq
- CAPES
- FAPs
- FINEP
- INEP
- Outras instituições
- Conheça os cursos de pós-graduação do Gran
REINVENÇÃO 2023. BEM-VINDO À ERA DA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO
Em comemoração aos 10 anos do Gran, traremos 10 novidades tecnológicas, pedagógicas e de inteligência artificial. Aproveite o MAIOR DESCONTO DA HISTÓRIA.
Vem aí a Assinatura Ilimitada 8.0, com ferramentas inacreditáveis que vão acelerar a SUA aprovação, seja qual for o seu nível de conhecimento. Faça parte do maior movimento de aprovação do Brasil!
No dia 2 de janeiro, às 10h10 da manhã, lançaremos 10 grandes novidades que, além de revolucionar o mercado de concursos, trarão mais facilidade, comodidade e individualidade para você conquistar o seu cargo público muito mais rápido!
Garanta seu lugar na live que anunciará novidades que vão mudar o mundo dos concursos! Basta preencher o formulário abaixo ou clicar neste link.
O que são agências de fomento e qual a sua importância?
As agências de fomento são importantes instituições que financiam pesquisas e o desenvolvimento tecnológico e científico. É através delas que cientistas conseguem recursos para tocar seus estudos e contribuírem para diversos avanços em diversas áreas do conhecimento em todo o país. Dessa forma, as agências de fomento são agentes de transformação e de progresso.
Em geral, os recursos financeiros são disponibilizados por meio de editais gerais e/ou temáticos de pesquisa. Quando lançados, pesquisadores de todo o país candidatam suas pesquisas alinhadas aos objetivos do edital e são selecionados para receberem algum tipo de incentivo.
Eles se dão geralmente nas três seguintes frentes:
- Formação de recursos humanos, uma vez que financia pesquisadores de diversas áreas do conhecimento em seus projetos;
- Infraestrutura, já que esses órgãos também financiam equipamentos e outros recursos relacionados a operações dos estudos;
- Difusão do conhecimento, já que é dever dessas entidades compartilharem o conhecimento desenvolvido e seus impactos para a sociedade.
Quais são as principais agências de fomento?
Agora que entendemos a importância das agências de fomento, vamos conhecer algumas delas e como elas cumprem o que prometem no que se refere ao desenvolvimento tecnológico e científico do país:
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma das principais agências de fomento do país. É uma fundação vinculada ao Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCTI), fundada em 1951, com a missão de contribuir na formulação e desenvolvimento de políticas públicas, da ciência, da tecnologia e da inovação. O órgão é referência nacional e uma das entidades científicas mais respeitadas internacionalmente.
CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência fomento vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e foi fundada também na década de 1950. O objetivo do órgão é contribuir na consolidação das pós-graduações brasileiras, especialmente as stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Em geral, a missão da CAPES é trabalhar no desenvolvimento de pessoal capacitado para atuar na educação superior, mas também na educação básica. Isso acontece através de iniciativas formativas e financiamentos de bolsas e de pesquisas em todo território nacional.
FAPs
Nos mesmos moldes do CNPq, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) são instituições estaduais que visam contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico. O objetivo das FAPs é fomentar a ciência no âmbito dos interesses dos estados brasileiros. A ideia é incentivar através de bolsas e editais de pesquisa iniciativas inovadoras também em diversas áreas do conhecimento levando em conta interesses locais das unidades regionais.
Por exemplo, é mais interessante para o Estado do Rio de Janeiro fomentar pesquisas relacionadas a temáticas portuárias do que para o Estado de Minas Gerais. Não que essa temática seja excludente entre as entidades, mas a prioridade pode variar de acordo com a localidade, a diversidade cultural e política. Alguns exemplos de FAPs são:
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins – FAPT
- Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul – FUNDECT
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS
FINEP
Criada em 1965 como órgão operado pelo BNDE, atual BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) se consolidou como Empresa Pública vinculada ao Ministério do Planejamento em 1967.
O objetivo da agência de fomento é financiar estudos relacionados a avanços tecnológicos e industriais. A empresa surge também como articuladora do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, principal fonte de recursos financeiros para pesquisa, ciência e tecnologia do país.
INEP
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma agência de fomento que foi criado em 1937 com o nome de “Instituto Nacional de Pedagogia”. Em 1997, tornou- se autarquia vinculada ao MEC e é uma das principais entidades responsáveis por avaliações, monitoramento, exames educacionais, indicadores e gestão de temáticas relacionadas à educação no país.
Além disso, é a principal instituição nacional em relação a políticas públicas educacionais e responsável por importantes programas nacionais como ENEM, Encceja, ENADE, Celpe-Bras, Revalida, Ideb, Censo Escolar e muitos outros.
Outras instituições
Além das agências de fomento formais, existem também outras instituições que financiam pesquisas: são muitas vezes empresas privadas, Organizações da Sociedade Civil (ONGs e OSCs), universidades (públicas e privadas) e até mesmo órgãos públicos que desejam realizar estudos e pesquisas por conta própria, devido a interesses internos.
É o caso, por exemplo, da Fundação Ford, que financia estudos internacionais, e também o próprio Gran, que através de suas assinaturas sociais tem contribuído para a capacitação de cada vez mais pessoas para atuarem em diversas esferas públicas e privadas.
Conheça os cursos de pós-graduação do Gran
Pensando em unir excelência e profissionalismo, os cursos de pós-graduação do Gran já somam 62 opções distribuídas entre as áreas de:
- Gestão
- Advocacia
- Controle e Contabilidade
- Direito
- Economia
- Educação
- Engenharia
- Fiscal
- Policial
- Saúde
- Tecnologia
Além disso, você pode optar por uma das duas modalidades disponíveis: a pós-intensiva, em que você se aperfeiçoa academicamente e profissionalmente; e a pós 2 em 1, que visa conciliar estudos preparatórios para concursos e planos de carreira.
Matricule-se agora mesmo em um de nossos cursos!
Quer ficar por dentro da Pós-Graduação mais inovadora do Brasil?
SAIBA TUDO SOBRE O GRAN PÓS-GRADUAÇÃO
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre pós-graduação!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa