Você já ficou olhando para uma folha em branco sem ter ideia de como começar uma redação? As palavras até estão organizadas na cabeça, mas na hora de colocar no papel, nada sai? Calma, isso é mais comum do que parece!
A introdução é uma das partes mais importantes do texto e desenvolvê-la corretamente faz toda a diferença. Uma boa abertura “prende” a atenção do leitor, deixa claro o tema e já dá um gostinho do que vem pela frente.
Neste guia, vamos abordar estratégias para você iniciar sua redação com confiança, sem rodeios e com exemplos práticos para aplicar. Seja para o Enem, para outros vestibulares ou para qualquer outro tipo de texto, você vai saber exatamente como começar. Veja!
Qual é a melhor forma de iniciar uma redação?
O início de qualquer texto é o que vai fazer com que o leitor tenha interesse em seguir com a leitura. Por isso, a melhor forma de começar uma redação é com uma informação relevante, que desperte o interesse. Mas como fazer isso?
Um ponto bem importante é entender qual é o tipo de texto que você pretende escrever: descritivo, dissertativo ou argumentativo. Isso pode te ajudar, inclusive, a pensar nas melhores palavras para iniciar parágrafos.
Por exemplo, um texto descritivo costuma explorar mais os verbos ser, estar e parecer para auxiliar na descrição.
Já um texto argumentativo, como o nome sugere, vai se pautar mais em argumentos, por isso, trazer fatos, dados e conceitos pode ser uma opção mais assertiva.
Como começar a introdução de uma redação?
A escrita surgiu por volta dos anos 3000 a.C. e, desde então, se transformou em uma das principais formas de comunicação no mundo. Esse fato histórico é só para exemplificar uma forma de começar uma redação.
Saber como iniciar o texto é um grande desafio, seja para redação do Enem, do Encceja ou de alguma outra atividade. No entanto, tem algumas dicas que podem te ajudar. Veja!
O que falar no primeiro parágrafo de uma redação?
O primeiro parágrafo de uma redação é o espaço ideal para traçar o contexto inicial do texto, fazendo que o leitor entenda o que será abordado e abrindo espaço para as informações que virão na sequência.
De modo geral, alusão a um fato histórico, citação de pensadores, escritores e pessoas relevantes para o contexto costuma ser introduções bem vistas. Dados confiáveis e que tenham relação com o tema também podem ser uma boa opção para começar a redação.
Por isso, uma boa dica é ter uma lista com dados, frases para iniciar uma redação e fatos que se encaixem em múltiplos contextos.
O mito da caverna de Platão, por exemplo, é uma carta “coringa” para abordar diversos problemas sociais. Dados gerais do censo do IBGE podem te ajudar a falar sobre números relevantes do país. Alguns filmes, séries, personagens e conteúdos também funcionam.
Para escrever um bom texto ou saber como começá-lo, você precisa ter conhecimento da Língua Portuguesa, especialmente de como aplicar coesão e coerência para dar sentido a qualquer ideia, palavra e frase inserida.
Coesão
A coesão traz harmonia ao texto. Isso acontece quando são usadas as palavras adequadas para a construção das frases, bem como há ligação entre parágrafos.
Se você disser: “não gosto de alface como”, por exemplo, faltam elementos de coesão. Nesse caso, o uso da pontuação e do mas, já resolveria a coesão: “não gosto de alface, mas como!”.
Palavras e expressões conectivas são fundamentais para um texto coeso. Confira alguns dos principais exemplos:
- e;
- nem;
- além disso;
- também;
- bem como;
- contudo;
- porém;
- todavia;
- mas;
- entretanto;
- por outro lado;
- assim como;
- tanto quanto ou tal qual;
- da mesma forma ou da mesma maneira;
- primeiramente;
- em outras palavras;
- por exemplo;
- visto que;
- tampouco;
- provavelmente
- quiçá;
- certamente;
- apesar de;
- mesmo que;
- ainda assim;
- contanto que;
- a fim de que;
- por isso;
- portanto;
- assim;
- então;
- em suma.
A lista é bem extensa e não caberia aqui, mas com as principais palavras conectivas você já consegue desenvolver um bom texto. Elas podem ser boas opções para iniciá-lo e para serem usadas entre as frases.
Coerência
Por outro lado, a coerência é o que define se um texto tem sentido ou não. Esse é um dos primeiros pontos ensinados para quem deseja aprender como fazer uma redação.
É possível fazer um texto coeso, mas sem coerência. No entanto, você pode trazer coerência substituindo o conectivo ou a própria ideia:
“Não gosto de alface, por isso, não como” ou “não gosto de alface, mas como por ser saudável e nutritivo”.
Deu para entender um pouco mais? Então, vamos adiante!
Contextualização
Agora, vamos a outro ponto valioso de uma redação: a contextualização. Antes de apresentar a sua tese, é importante situar o leitor sobre o tema da redação do Enem, por exemplo.
Isso pode ser feito por meio de um dado, uma referência histórica, uma citação ou até um exemplo do dia a dia.
Por exemplo, em uma redação sobre meio ambiente, você pode mencionar o aumento do desmatamento ou uma recente tragédia ambiental. Dessa forma, seu texto ganha mais profundidade e mostra que você domina o assunto.
O segredo é manter a contextualização clara, objetiva e conectada ao tema principal!
Apresentação da tese
Depois de contextualizar o tema, é hora de apresentar a tese, ou seja, o seu ponto de vista sobre a temática. Esse é o momento em que você deixa claro qual será a sua linha de argumentação ao longo do texto.
Para isso, basta responder à seguinte pergunta: qual é a ideia principal que você defenderá? Em uma redação sobre educação, por exemplo, você pode afirmar que o acesso desigual à tecnologia compromete a qualidade do aprendizado.
Assim, seu leitor já sabe o que esperar dos próximos parágrafos e sua redação ganha mais direcionamento!
Uso de repertório sociocultural no início
Que tal começar sua redação usando todo o seu repertório sociocultural? Além de chamar a atenção do leitor, essa estratégia mostra que você domina o assunto e enriquece a argumentação.
Vale usar referências históricas, dados, obras literárias, filmes ou até acontecimentos atuais que tenham relação com o tema. Por exemplo, voltando ao assunto sobre desigualdade social, você pode mencionar o filme “Parasita”, do diretor coreano Bong Joon-Ho, e vencedor do Oscar em 2020.
Ele retrata as disparidades entre classes ao mostrar a realidade de uma família pobre que se infiltra na casa de uma família rica. O segredo é escolher algo relevante e que se conecte bem com sua tese!
Quais são as palavras para iniciar uma redação?
Saber algumas palavras para iniciar uma redação pode te ajudar, mesmo que você esteja em um momento de nervosismo, como na redação do Enem ou do Encceja.
Alguns exemplos são:
- atualmente;
- historicamente;
- de acordo com;
- primeiramente;
- é notável que.
Mas, atenção, se você está fazendo uma redação para o Enem, Encceja ou algum vestibular, vale lembrar que os professores revisarão centenas de redações! Por isso, iniciar a redação da forma como a maioria também vai começar pode não ser a melhor estratégia, certo?
Imagine se você fosse revisar 200 redações, 170 redações começando com “atualmente” ou “historicamente”, mas, de repente, chega uma que começa com “é notável que nenhum problema social possui uma única causa”. Possivelmente, a pessoa revisora pode até se abrir mais para esse texto.
Então, evite usar frases para iniciar uma redação já comumente usadas, apesar de ser importante ter dicas de como começar uma redação, lembre-se de não aplicar fórmulas prontas e explore sua autenticidade!
Como começar o segundo parágrafo de uma redação?
O primeiro parágrafo de uma redação é voltado para a contextualização inicial do texto e o segundo é o espaço para iniciar o desenvolvimento da ideia central do tema proposto.
Por isso, comece com uma palavra conectiva, alguma citação, dado ou argumento (a depender do tipo de texto proposto). As palavras para começar um texto citadas nos tópicos acima podem te ajudar aqui também.
Para textos maiores e mais complexos, a disposição dos parágrafos pode mudar. Há casos em que o segundo parágrafo pode ainda ser parte introdutória do conteúdo. Logo, vale a pena fazer primeiro uma estrutura do texto:
- divida-o em introdução, desenvolvimento e conclusão;
- separe quantos parágrafos/blocos/linhas, em média, serão destinados para cada parte (a maior parte deve ser o desenvolvimento);
- faça um rascunho para testar a ideia, o conteúdo e a divisão do texto no espaço disponível.
Como começar uma redação dissertativo-argumentativa?
Tanto a redação do Enem quanto do Encceja devem ser um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que sua estrutura deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, contendo ponto de vista, argumentos e uma proposta de intervenção sobre o tema.
Portanto, se você quer entender como iniciar um texto dissertativo, precisa entender sobre a coesão e a coerência da unidade textual.
Como começar uma redação nota 1.000?
Uma das principais formas de se sair bem e conseguir uma boa nota do Enem ou na redação do Encceja é fazendo um texto com qualidade. Mas como fazer uma redação nota 1.000? Confira 10 dicas!
1. Fuja da redação nota zero
É fundamental evitar as questões que podem levar à nota zero!
- Fugir do tema (total ou parcialmente): tenha muita atenção ao enunciado para se certificar de que entendeu a proposta;
- Não realizar um texto dissertativo-argumentativo;
- Descumprir a quantidade mínima de linhas;
- Texto ilegível que impossibilite a leitura dos avaliadores;
- Uso de termos ofensivos;
- Escrita predominantemente ou integralmente em Língua Estrangeira.
Além disso, vale lembrar que a folha de rascunho não é avaliada: não se esqueça de passar sua redação a limpo no local adequado, sem rasuras, desenhos, símbolos ou assinaturas fora do lugar indicado para isso.
2. Estude atualidades e possíveis temas
Se sua dúvida é sobre como desenvolver um bom argumento na redação, essa dica pode te ajudar, e muito! Ao longo da preparação para o exame, reserve períodos para se atualizar e estudar questões do Brasil e do mundo.
Isso permite que você amplie seu repertório e tenha mais conhecimento. Mesmo que o tema da redação não seja esse, é possível traçar comparativos (caso faça sentido) e mostrar que você domina assuntos relevantes.
3. Pratique sua argumentação
É praticando que aperfeiçoamos nossas habilidades! Já vai estudar atualidades? Faça redações de treino sobre a temática!
Ainda, uma boa ideia para praticar a argumentação é participar de debates ou explicar seu ponto de vista para uma outra pessoa.
Por exemplo, você pode estudar sobre o desmatamento ilegal no Brasil, fazer uma redação sobre o assunto e conversar com algum amigo/familiar dizendo o que você achou sobre o tema. Depois, pergunte para a pessoa o que ela entendeu do que você explicou.
Aproveite esse momento e faça redações de treino sobre textos dissertativos, dissertativos argumentativos, entre outros.
4. Estude a Língua Portuguesa
Convenhamos que a Língua Portuguesa não é uma das mais fáceis nem para nós que somos nativos, já que a gramática possui muitas regras e exceções.
Evite usar palavras que você não tem certeza sobre a grafia, o significado ou a conjugação certa. Por exemplo, ficou na dúvida se o certo é descem ou dessem? Use um sinônimo!
Ao terminar seu rascunho, leia e veja se o texto faz sentido, se tem alguma frase solta ou alguma palavra perdida.
Para realizar uma boa redação, seu domínio da língua vai ser cobrado principalmente pela coesão e coerência! Por isso, estude de forma geral, mas lembre-se de construir textos com esses dois elementos bem trabalhados.
5. No dia da prova, reserve tempo suficiente para pensar em como começar uma redação
Para uma redação nota 1.000 você deve pensar na estrutura narrativa, nos argumentos, na sintaxe e na semântica do seu texto e elaborar uma proposta de intervenção para o tema. Ou seja, você precisará de um tempo considerável para isso.
Dessa forma, deixe que a redação seja uma das primeiras partes que você concluirá no dia da prova. Pense em como começar uma redação e veja quais são os passos que você quer desenvolver e concluir.
6. Use uma citação conhecida
Uma das melhores formas de iniciar uma redação é com uma citação impactante. Além de dar um tom mais refinado ao texto, isso mostra que você tem repertório e sabe conectar ideias.
Outra alternativa é o uso da citação indireta, que permite apresentar o pensamento de um autor com suas próprias palavras, mantendo o sentido original.
Mas não esqueça: em ambos os casos, a citação precisa ter relação com o assunto e ser corretamente atribuída ao autor.
Se o tema for a importância da leitura na formação do indivíduo, você pode iniciar com a citação de Mário Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem.”
A partir disso, é possível desenvolver um argumento sobre como a leitura expande o conhecimento, melhora a interpretação de mundo e contribui para a construção de uma sociedade mais crítica e informada.
Uma citação bem escolhida é um excelente ponto de partida para uma redação nota 1.000!
7. Relacione o tema com áreas do conhecimento
Ao fazer essa ligação do tema com diferentes áreas, você mostra domínio do assunto e enriquece sua argumentação desde o início. Ciências, História, Filosofia, Sociologia… tudo pode ser um ponto de partida interessante, desde que faça sentido.
Ao trazer referências de diferentes áreas, seu texto passa a ter mais credibilidade, independentemente do tipo de redação que você precisar desenvolver.
8. Utilize conectivos para introduzir ideias
Já tentou ler um texto que parece um monte de palavras “jogadas” sem conexão? Difícil entender, né? Os conectivos servem para organizar o que você quer dizer e guiar o leitor pelo seu raciocínio. Eles mostram a relação entre as frases e deixam a leitura muito mais fluida.
Para começar uma redação, você pode utilizar conectivos como “primeiramente”, “antes de mais nada” ou “em primeiro lugar”.
Se quiser apresentar uma justificativa, termos como “isso ocorre porque”, “visto que” e “dado que” são ótimos aliados. Para concluir, “portanto”, “dessa forma” e “em suma” garantem um fechamento coerente.
O uso de conectivos torna o texto mais fluido e coeso, ajudando na construção de argumentos. Então, sempre que possível, aproveite essas palavras para guiar o leitor pela sua linha de raciocínio, combinado?
9. Apresente uma situação-problema
Uma situação-problema é uma ótima ideia para iniciar uma redação do ENEM, ao considerar sua fácil aplicação.
Isso significa expor, já no começo do texto, um cenário que ilustra a importância do tema. Pode ser um dado estatístico, um caso real ou uma situação hipotética que provoque reflexão no leitor.
Dessa forma, o assunto ganha impacto, despertando o interesse logo nas primeiras linhas, pois quem a lê, não consegue fugir da curiosidade para saber a resolução.
Por exemplo, imagine uma cena comum: uma família sentada à mesa para jantar, mas, em vez de conversarem, cada um está imerso na tela do celular.
Esse comportamento, cada vez mais frequente, levanta uma questão preocupante: até que ponto a tecnologia está aproximando ou afastando as pessoas? Esse dilema pode ser o ponto de partida da sua redação, despertando a curiosidade do leitor para descobrir, ao longo do texto, os impactos reais desse hábito na sociedade.
10. Inicie com uma descrição visual marcante
O cenário é o seguinte: uma praça movimentada no fim da tarde, com crianças correndo pelo parquinho, vendedores ambulantes chamando clientes, enquanto um músico de rua toca violão ao fundo. No meio disso, um idoso observa tudo em silêncio, sentado em um banco.
Essa cena simples pode despertar reflexões profundas, como: será que ele está apenas apreciando o momento ou se sentindo sozinho? Ao começar sua redação com uma descrição visual como essa, você “prende” a atenção do leitor e o convida a mergulhar no tema.
Com a estratégia da descrição visual, você organiza melhor as ideias dentro da estrutura da redação do ENEM e garante que cada parágrafo contribua para o desenvolvimento do argumento.
Quais erros evitar ao começar uma redação?
Quando começamos uma redação é fácil cair em algumas armadilhas que comprometem a qualidade do texto. Para que isso não aconteça, atente-se a alguns erros comuns que podem prejudicar a sua introdução e, consequentemente, o desenvolvimento do texto.
Evite:
- iniciar de forma vaga, sem contexto;
- uso excessivo de clichês;
- ideias desorganizadas e sem forma;
- ignorar a proposta de intervenção;
- utilizar uma abordagem rasa e sem criatividade.
Lembre-se: um bom começo é essencial para construir uma redação que se destaque entre as demais. Preste atenção aos detalhes para arrasar na nota final!
Quantos parágrafos deve ter uma redação do Enem?
Não existe uma resposta pronta para a quantidade ideal de parágrafos para a redação do Enem. Seu foco maior deve ser em construir uma boa linha de raciocínio, com coesão, coerência, adequação ao tema e à Língua Portuguesa.
Como começar um desenvolvimento?
Além de saber como iniciar uma redação, é preciso desenvolvê-la da forma adequada. Mas como fazer o desenvolvimento de uma redação?
Primeiramente, vamos entender que uma redação consiste em:
- introdução: início do texto, introduz o que vai ser abordado;
- desenvolvimento: de acordo com o tipo textual a ser trabalhado pode variar, mas é o eixo central da redação, sendo o espaço para trabalhar o tema;
- conclusão: compila as principais informações apresentadas no texto e faz um fechamento do assunto.
O desenvolvimento varia de acordo com o tipo de texto proposto. Por exemplo, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo você precisará argumentar e dissertar sobre o tema, como:
- de acordo com;
- conforme;
- ao avaliar/analisar;
- contextualizando;
- assim como;
- ainda que;
- contrariamente/pelo contrário;
- embora…
Por outro lado, em uma redação descritiva, você deve trabalhar, como o nome sugere, a descrição do tema.
Para fazer um bom desenvolvimento, pense no tipo de texto e na ideia que você quer passar. Dentro da linha narrativa, pense que precisa responder às perguntas essenciais: quem, o quê, quando, como, onde e porquê.
Assim, você organiza melhor os argumentos e as descrições que quer incluir e tem mais clareza na hora de montar o texto. Para essa opção, boas palavras para começar um desenvolvimento podem variar de acordo com as principais informações a serem descritas.
Uma alternativa, nesse caso, é usar:
- nome da pessoa ou ambiente;
- verbo descritivo da ação;
- contexto/motivação da situação.
Como começar a conclusão de uma redação?
Uma das piores sensações na área cultural é quando um filme, série, programa é muito bom e tem um final ruim, não é? Então, para não decepcionar seu leitor, vale a pena se dedicar para desenvolver uma boa conclusão!
Alguns pontos são fundamentais para isso:
- use frases e palavras de conclusão, como: “desse modo, pode se observar que…”, “portanto, …”, “constata-se assim…”;
- certifique-se de que todas as perguntas que deveriam ser respondidas ao longo do texto, de fato, foram;
- caso tenha espaço e ache necessário, faça um resumo que sintetize os principais pontos abordados na sua redação;
- se atente ao “tom de voz” de encerramento, nada de abrir novas ideias ou questões;
- no caso da redação do Enem, por exemplo, a conclusão é o espaço para fechar sua proposta de intervenção sobre o tema apresentado. Então, capriche!
Cada redação é única, mas algumas palavras e dicas podem ajudar a dar um pontapé inicial para começar bons parágrafos e tornar o texto agradável. Sempre que fizer uma redação, lembre-se de conferir se tem início, meio e fim.
Leia seu texto e avalie se ele possui coesão e coerência para que outras pessoas consigam entender o que ele quer dizer. Desse modo, você faz uma redação nota 1.000 para o Enem ou um bom texto para qualquer outra situação.
Veja como a Gran Faculdade pode te ajudar!
Gostou de saber como começar uma redação? No blog da Gran Faculdade, você tem acesso a vários artigos que te ajudam nessa fase de vestibular. Aqui, você pode obter dicas de competências de redação do Enem e muito mais. Confira!
Participe da conversa