CST: vale a pena fazer?

O CST tem sido a escolha de várias pessoas que desejam ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Saiba mais sobre essa forma de graduação!

Por
4 min. de leitura

O CST ou Curso Superior de Tecnologia, popularmente conhecido como Curso Tecnólogo, é uma forma de graduação conhecida pelo seu curto período de duração e formação com foco para atender demandas do mercado de trabalho.

Atualmente, um CST tem sido uma escolha comum feita pelos estudantes que visam conseguir um emprego mais rápido. É válido citar que apesar da duração do curso ser menor, ao completar a graduação o aluno recebe um diploma reconhecido pelo MEC assim como qualquer outro tipo de graduação.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Ficou curioso sobre um CST e se vale a pena fazer? Então confira o conteúdo na íntegra, ou navegue pelo índice se preferir:

O que é CST?

Um Curso Superior de Tecnologia ou CST, é uma graduação pensada como resposta às áreas da sociedade que necessitam de profissionais qualificados em tecnologia, gestão, logística e outros diversos segmentos, em um curto espaço de tempo.

Por esse motivo, a duração do curso é em média metade do tempo de um bacharelado ou de uma licenciatura e possui o mesmo grau acadêmico de ensino superior.

É possível encontrar um CST em diversas áreas e nos formatos presencial, semipresencial e online (EAD), a escolha vai variar de acordo com o interesse da pessoa, disponibilidade de tempo, afinidade e objetivos futuros.

Quanto tempo dura um curso superior de tecnologia?

Um curso tecnólogo, de maneira geral, leva de dois a três anos para ser concluído, a depender da área de estudo e instituição de ensino. Um CST é uma opção interessante para quem busca qualificação rápida e objetiva, voltada para o mercado de trabalho.

A curta duração dos cursos de tecnólogo permite que o aluno se forme e busque oportunidades em um menor espaço de tempo quando comparado aos cursos convencionais.

Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) tem por objetivo aperfeiçoar e fortalecer os Cursos Superiores de Tecnologia (CST), garantindo que a proposta desses cursos acompanhe a dinâmica do setor de produção e as demandas da sociedade.

O conteúdo do catálogo é atualizado periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com 13 eixos temáticos, como:

  • Ambiente e Saúde;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios.

E dentro desses eixos, estão mais de 150 cursos com suas características ali descritas, como perfil profissional de conclusão, carga horária mínima, campo de atuação e outras. O catálogo é um referencial importante para os processos de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de tecnólogo.

Vale a pena fazer um curso superior em tecnologia?

Sim! Atualmente, os cursos superiores de tecnologia têm sido a principal escolha para quem busca um rápido posicionamento no mercado de trabalho, sua curta duração e possibilidade de estudo a distância(EAD) tem sido um diferencial na hora de escolher o que cursar.

Além disso, o curso conta com diploma reconhecido pelo MEC e possibilidade de ingresso em uma pós-graduação após a conclusão do CST. As remunerações das áreas dos cursos são atrativas e a pessoa formada também pode assumir cargos de Ensino superior em concursos.

Qual o salário médio para profissionais formados em tecnologia?

O salário de uma pessoa tecnóloga pode variar bastante dependendo da área e da região, porém de acordo com sites de recrutamento e seleção, as médias salariais dos formados costumam ser entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil.

Curso superior em tecnologia é reconhecido pelo MEC?

Sim! Por mais que seja um curso superior de duração um pouco mais curta, a graduação conta com reconhecimento do MEC, tanto é que vimos acima a existência de um estatuto feito pelo ministério. A graduação conta ainda com diploma oficial no ato da conclusão.

O que se estuda em um curso superior de tecnologia?

Em um CST, o foco está em uma aprendizagem de habilidades práticas e específicas para o mercado de trabalho. As aulas envolvem tanto teoria quanto prática, com disciplinas voltadas para a área escolhida, como:

A pessoa pode também aprender a usar ferramentas e técnicas modernas que serão aplicadas no dia a dia do profissional. O curso é preparado para desenvolver nos alunos a capacidade de solucionar problemas reais, com atividades práticas e projetos.

Além disso, alguns cursos incluem estágios ou trabalhos práticos, permitindo que os alunos ganhem experiência antes da conclusão do curso. Isso ajuda a entrar no mercado de trabalho com mais segurança e conhecimento.

Qual é a diferença entre curso técnico e curso superior em tecnologia?

Os cursos tecnólogos são reconhecidos como graduações de nível superior. Isso significa que ao concluir um CST, a pessoa recebe um diploma reconhecido pelo MEC, abrindo portas para uma ampla variedade de oportunidades, incluindo a possibilidade de fazer uma pós-graduação posteriormente.

A principal diferença entre o curso técnico e superior em tecnologia está na duração e no aprofundamento do ensino. 

Os cursos técnicos são costumeiramente mais curtos, geralmente de 1 a 2 anos, e focam em habilidades práticas específicas para o mercado de trabalho. Esses cursos preparam a pessoa para funções técnicas em algumas áreas como saúde, eletricidade e informática.

E os CSTs contam com uma duração um pouco mais longa, podendo ser de 2 a 3 anos, oferecem uma formação mais ampla. Eles incluem conhecimentos práticos e teóricos, fazendo com que o aluno compreenda melhor o contexto da sua área de atuação.

Isso faz com que os os profissionais que concluem esse tipo de curso superior possam assumir cargos de maior responsabilidade, e até mesmo prestar concursos públicos de nível superior.

Faça um CST com a Gran Faculdade!

A Gran Faculdade conta com diversas opções de CSTs, com uma mensalidade acessível, professores qualificados e a melhor plataforma EAD, você pode iniciar hoje a sua graduação!

Inicie o seu curso de tecnólogo já, são mais de 25 opções na Gran Faculdade!

Só aqui você encontra:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM


Por
4 min. de leitura