Documentos Sisu: veja a lista e como fazer sua matrícula!

Confira a lista de documentos Sisu e como fazer sua matrícula após conquistar sua vaga!

Por
4 min. de leitura

Quem está na lista de aprovados da chamada regular do Sisu tem até dia 7 de fevereiro para se matricular, então, entenda quais são os documentos Sisu necessários para garantir sua vaga e começar sua graduação em uma instituição pública por meio do programa. 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

Onde ver o resultado do Sisu 2024?

O resultado do Sisu 2024 foi divulgado no dia 31 de janeiro e já pode ser consultado no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior

A lista de classificados na chamada regular pode ser conferida filtrando instituição, local, curso e turno em sisu.mec.gov.br.

Para ver o resultado do Sisu 2024 de maneira individual, é possível acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, fazer seu login e consultar sua classificação e desempenho individual. 

Após a divulgação do resultado Sisu 2024, candidatos selecionados precisam reunir a documentação para efetivar sua matrícula na instituição de ensino selecionada e poder começar seu curso. 

Seja para início do curso no primeiro ou segundo semestre de 2024, o prazo para matrícula do Sisu 2024 vai de hoje, 1º de fevereiro, até 7 de fevereiro. 

Quais documentos precisa para o Sisu?

Para se inscrever no Sisu, não é preciso apresentar nenhum documento. Mas quem é classificado para uma vaga por meio do Sisu, precisa levantar os documentos exigidos pela instituição de ensino superior em que foi aprovado para realizar sua matrícula dentro do prazo previsto. 

A lista de documentos Sisu na maioria das instituições inclui:

  • Documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outras;
  • CPF;
  • Título de eleitor e comprovante eleitoral (para pessoas na faixa etária obrigatória);
  • Comprovante de residência: conta de luz ou água;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar;       
  • Comprovante de Quitação com o Serviço Militar (para homens);
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de renda (de acordo com cada instituição e programa, pode variar);
  • No caso de cotas (racial, social ou para pessoa com deficiência), é preciso também dos documentos Sisu cotas para comprovar que se enquadra no que diz a Lei nº 12.711/ 2012 e a Portaria Normativa Nº 9, de 5 de maio de 2017.

Em alguns casos, além da documentação do(a) estudante, é preciso apresentar documentos de familiares ou pessoas do mesmo núcleo familiar. 

O núcleo familiar pode ser composto por pessoas que dividem moradia com o(a) estudante ou pessoas que contribuem para manter o(a) estudante, mesmo que não morem na mesma casa.  

Como fazer a matrícula no Sisu 2024?

Se você está na lista de aprovados, chegou a hora de fazer a matrícula no Sisu 2024 e, para isso, você precisa conferir:

  1. Quais os documentos Sisu solicitados pela instituição de ensino em que você foi aprovado(a);
  2. Se a instituição de ensino para a qual você foi aprovado(a) aceita essa matrícula e entrega de documentos Sisu de forma online ou somente presencial?
    1. No caso da entrega digital, qual a plataforma de envio, quais os formatos aceitos? 
    2. No caso da entrega física, qual o horário de atendimento da instituição para matrícula Sisu?

Com isso definido, você pode levantar toda a documentação Sisu necessária, com vias originais e cópias (a quantidade varia de acordo com cada instituição), bem como definir a logística e data de matrícula. 

Quais os documentos necessários para fazer matrícula na faculdade?

Para fazer matrícula na faculdade, é necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de residência (e de renda, eventualmente), histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio. 

Dependendo da forma de ingresso selecionada e de alguns outros critérios, algumas instituições de ensino superior podem solicitar uma lista mais extensa de documentos para matrícula. 

Veremos a seguir alguns exemplos de Documentos Sisu para grupos específicos. 

Documentos Sisu baixa renda

Candidatos com renda mensal inferior a 1 salário mínimo por pessoa e que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública também podem concorrer às vagas de cota social. 

Dessa forma, entre os documentos Sisu baixa renda, são solicitados:

  • Declaração de isenção do Imposto de Renda e comprovante de renda de todos os membros do núcleo familiar (que residem na mesma moradia e/ou tenham contribuição para a renda do estudante);
  • Comprovante do CadÚnico;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio de instituição da rede pública. 

Documentação Sisu cotas

Além da documentação específica para pessoas com baixa renda e/ou que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, há também a documentação Sisu para cotas racial e de Pessoas com Deficiência.

A documentação Sisu cotas também deve ser avaliada juntamente à instituição de ensino superior. Entre os documentos Sisu que costumam ser solicitados para comprovar que a pessoa faz parte do grupo em questão, estão:

  • Autodeclaração Étnico-Racial (e em algumas instituições ainda é feita entrevista de identificação) para pessoas declaradas pretas, pardas e indígenas;
  • Laudo Médico para Pessoas com Deficiência. 

Documentos Sisu para lista de espera 

Quem não é selecionado em nenhuma das duas opções de cursos na chamada regular, pode manifestar interesse na lista de espera Sisu.

Dessa forma, você pode seguir concorrendo a uma vaga pelo Sisu caso surjam vagas remanescentes após o período de matrícula ou ao longo do semestre.

O período para manifestar interesse na lista de espera Sisu 2024 coincide com o período de matrículas da chamada regular e vai até 7 de fevereiro.

Os resultados da lista de espera começam a ser divulgados por volta da terceira semana de fevereiro. 

No entanto, a lista pode ser utilizada ao longo de todo o ano e as chamadas são feitas pelas instituições de ensino, por isso, fique sempre atento(a) ao site da instituição de ensino selecionada e ao site do Sisu.

Por isso, você pode já se preparar para reunir os documentos Sisu exigidos pela instituição de ensino para a qual você está concorrendo a uma vaga. Assim, quando você for selecionado(a), é só organizar a logística da matrícula no período estabelecido. 

O que acontece se não passar no Sisu?

Apesar do alto número de vagas Sisu nesta edição, o número de candidatos também é altíssimo, por isso, muitas pessoas acabam não sendo selecionadas na chamada regular. 

Se esse é seu caso, não se desespere! Você ainda pode:

  1. Manifestar interesse na lista de espera para tentar uma possível vaga remanescente do Sisu 2024;
  2. Usar sua nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni);
  3. Buscar uma instituição de ensino superior que aceite a nota do Enem como forma de ingresso ou ainda esteja com o vestibular de verão aberto para começar sua graduação em 2024;
  4. Ou ainda, começar a se preparar para uma nova edição do Enem e o Sisu 2025.

Por isso, no tópico a seguir você pode conhecer melhor a Gran Faculdade e conferir como podemos te ajudar a conquistar seu diploma de nível superior com mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade! 

Conheça a Gran Faculdade! 

A Gran Faculdade é um Centro Universitário reconhecido com nota máxima pelo MEC. Nosso objetivo é democratizar a educação de qualidade e o acesso ao ensino superior, mudando vidas por meio da educação e da tecnologia. 

Por isso, aqui você encontra vantagens como:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Confira nossa lista de cursos de graduação EAD, escolha o que mais tem a ver com seu perfil, faça sua matrícula e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma de nível superior! 

Cursos de graduação EAD

São mais de 30 opções de cursos de graduação EAD com duração a partir de 2 anos na Gran Faculdade, ideais para quem quer se destacar em uma carreira no setor público ou privado. Escolha o seu e aproveite a entrada imediata para começar a conquistar seu diploma hoje mesmo!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura