Tão importante quanto se classificar para uma vaga, é preciso entender como fazer sua matrícula Prouni 2024.2. Afinal, são diversos documentos que devem ser entregues dentro do prazo para efetivar sua matrícula e garantir que você poderá fazer sua graduação com bolsa Prouni ainda este ano!
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Por isso, a seguir entenda tudo que precisa para fazer sua matrícula no Prouni 2024! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- Quando é a matrícula do Prouni?
- Como funciona a matrícula Prouni?
- Quem tem Prouni paga matrícula?
- Como se matricular depois do resultado do Prouni?
- Quais os documentos para matrícula Prouni?
- O que acontece depois de entregar os documentos do Prouni?
- Quem tem Prouni precisa fazer matrícula?
- Quem está matriculado na faculdade pode fazer Prouni?
- Quem está matriculado na faculdade pública pode fazer Prouni?
- Matrícula Prouni na Gran Faculdade
Tem dúvidas sobre como funciona o Prouni?
Preparamos um Guia básico sobre o Prouni com as respostas para as principais dúvidas sobre o programa.
Neste e-book, nós falamos sobre como o Prouni surgiu, como funcionam as bolsas, o cálculo de renda per capita e muito mais!
Faça o download gratuito do e-book Guia Básico sobre o Prouni preenchendo o formulário abaixo:
Quando é a matrícula do Prouni?
Apesar das inscrições do Prouni 2024.2 acontecerem de 23 e a26 de julho, a matrícula do Prouni 2024.2 vai de 31 de julho até setembro, de acordo com a classificação dos estudantes e vagas disponíveis.
Por isso, vale a pena entender mais sobre as datas e etapas do segundo semestre de 2024 de acordo com o edital Prouni:
- Divulgação edital Prouni 2024.2: 17 de julho de 2024;
- Inscrição Prouni 2024.2: 23 a 26 de julho;
- Resultado Prouni 2024.2 Primeira Chamada: 31 de julho de 2024;
- Resultado Prouni 2024.2 Segunda Chamada: 20 de agosto de 2024;
- Período de comprovação das informações: 31 de julho a 14 de agosto (primeira chamada) e 20 de agosto a 30 de agosto (segunda chamada);
- Manifestação de interesse lista de espera: 09 e 10 de setembro;
- Resultado lista de espera: 13 de setembro;
- Matrícula lista de espera: 16 a 25 de setembro.
Como funciona a matrícula Prouni?
Estudantes selecionados na primeira chamada, segunda chamada ou na lista de espera Prouni precisam efetivar a matrícula na instituição de ensino para garantir a vaga, de fato.
Cada instituição possui seu próprio processo de matrícula Prouni. Em algumas, ela consiste no envio e análise da documentação Prouni, em outras há também etapas de entrevista e até mesmo provas específicas aplicadas.
Dessa forma, é preciso conferir como funciona a matrícula Prouni na instituição de ensino em que você deseja estudar.
Quem tem Prouni paga matrícula?
Estudantes com bolsa Prouni 100% não pagam matrícula ou qualquer outro valor de mensalidade para a instituição de ensino.
Mas pessoas com bolsa Prouni 50% devem pagar a mensalidade correspondente aos 50% restantes. Nesse caso, é preciso conferir com a instituição de ensino como é feita a cobrança da matrícula.
Na maioria dos casos, a matrícula consiste no valor da primeira mensalidade do curso. Sendo assim, quem tem Prouni com bolsa parcial pode ter que pagar parte da matrícula.
Como se matricular depois do resultado do Prouni?
Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada, segunda chamada ou lista de espera Prouni podem fazer a matrícula Prouni 2024 para efetivar sua bolsa de estudos.
Para isso, é preciso entregar a documentação de forma online ou presencial (dependendo da instituição), de acordo com o prazo estipulado para cada seleção.
Todas as informações fornecidas na ficha de inscrição Prouni devem ser devidamente comprovadas pelos documentos solicitados pela instituição.
Algumas instituições podem ainda solicitar que o(a) candidato(a) passe por um processo seletivo, mas essa informação é previamente sinalizada no momento da inscrição Prouni.
De acordo com o MEC, “as instituições que optarem por processo próprio devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados nos processos seletivos regulares. Não pode ser cobrada nenhuma taxa por processo próprio de seleção”.
Quais os documentos para matrícula Prouni?
Se você quer se inscrever, precisa ver a documentação do Prouni para ter certeza que poderá usufruir da bolsa de estudos.
Basicamente, a documentação exigida consiste em vias originais e cópias de documentos de todas as pessoas que moram na mesma residência que o(a) estudante. Incluindo:
- Documento de identificação oficial com foto: como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte emitido no Brasil, Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS), etc.;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência;
- Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar do(a) estudante: regular ou por meio do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
Confira quais os documentos válidos para comprovar residência e renda para sua matrícula no Prouni.
Comprovante de residência para matrícula Prouni
Para comprovação de residência são aceitas as seguintes opções de documentos:
- Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel);
- Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel;
- Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel;
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
- Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB);
- Contracheque emitido por órgão público;
- Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional;
- Fatura de cartão de crédito;
- Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança, bem como extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira;
- Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Comprovação de renda para matrícula Prouni
Uma das principais dúvidas sobre a documentação Prouni é para a comprovação de rendimentos. São aceitas diversas opções de documentos para 7 diferentes grupos de atividades.
Mas vale ressaltar que o(a) coordenador(a) do Prouni na instituição pode solicitar outro tipo de documento diferente do que apresentado, a qualquer momento.
Confira a relação de documentos aceitos para cada categoria:
Assalariados
- Três últimos contracheques, no caso de renda fixa;
- Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra;
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à SRFB e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
- CTPS registrada e atualizada (ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica);
- Extrato da conta do trabalhador vinculada no FGTS referente aos seis últimos meses.
Trabalhadores de atividade rural
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
- Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;
- Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.
Aposentados e pensionistas
- Extrato mais recente do pagamento de benefício;
- Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso;
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
Autônomos
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
- Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;
- Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
Profissionais liberais
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
- Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês,
- compatíveis com a renda declarada;
- Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
Sócios e dirigentes de empresas
- Três últimos contracheques de remuneração mensal;
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
- Declaração de IRPJ;
- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
- Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.
Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens.
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
- Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos;
- Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.
Documentos extras para matrícula Prouni
Além disso, a instituição de ensino pode solicitar documentos complementares e específicos de acordo com as modalidades de concorrência. Por exemplo:
- Para pessoas com deficiência, é solicitado laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).
- Caso um dos pais do estudante não more na mesma casa, será preciso apresentar comprovante de separação, divórcio ou óbito. Caso não resida por outro dos motivos apresentados, será preciso apresentar declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situação, a critério do coordenador do Prouni.
- Professores da rede pública de ensino, que desejam cursar licenciatura por meio do Prouni precisam apresentar comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica pública como integrante de quadro de pessoal permanente da instituição.
O que acontece depois de entregar os documentos do Prouni?
Depois de entregar os documentos do Prouni na instituição de ensino superior, dentro do prazo definido, é preciso aguardar a aprovação da documentação para confirmar efetivamente seu acesso ao curso e à bolsa Prouni.
Cada instituição possui sua própria lista de documentos Prouni e avalia se aceita ou não o que foi entregue como comprovação das informações prestadas.
A pessoa coordenadora do Prouni na instituição pode ainda pedir outros documentos eventualmente, caso julgar necessário para comprovar as informações prestadas pelo candidato, referentes ao próprio candidato ou a membros do grupo familiar.
Regularmente, a instituição pode pedir atualização dos documentos fornecidos, então, no momento da matrícula, aproveite para perguntar sobre como funciona a atualização para a manutenção da bolsa de estudos ao longo de todo o curso.
Quem tem Prouni precisa fazer matrícula?
Sim, quem foi pré-selecionado para uma vaga pelo Prouni deve fazer a matrícula na instituição de ensino dentro do prazo definido em edital.
Além disso, no momento da matrícula, vale a pena entender as regras e prazos para a rematrícula e manutenção da bolsa Prouni ao longo de todo o curso.
Assim, você se prepara para organizar a documentação sempre que necessário e se manter atendendo aos critérios do Programa.
Quem está matriculado na faculdade pode fazer Prouni?
Sim, mesmo que você esteja já cursando o ensino superior, é possível se candidatar ao Prouni e concorrer a uma bolsa de estudos, desde que você atenda todos os requisitos do programa.
Para tentar uma bolsa de estudos para o curso que você já faz, é preciso encontrar uma vaga remanescente para aquele mesmo curso e período em que você está.
Por exemplo, se um aluno bolsista do mesmo período que você desistiu do curso ou perdeu a bolsa, é possível que você tente “ocupar” a vaga dessa bolsa.
Nesse caso, vale a pena conversar com a coordenação do curso e do Prouni na instituição.
Caso queira apenas fazer Prouni e começar um novo curso com bolsa, é só seguir o passo a passo como qualquer outro(a) candidato(a).
Lembrando que pessoas com diploma de nível superior não podem utilizar o Prouni.
Quem está matriculado na faculdade pública pode fazer Prouni?
Quem está matriculado na faculdade pública pode fazer inscrição para o Prouni e concorrer à bolsa, se atender aos requisitos. No entanto, se for selecionado(a), será preciso desistir de uma das opções.
Atualmente, é proibido que um(a) estudante ocupe uma vaga em uma instituição pública e tenha bolsa Prouni em uma instituição particular, ao mesmo tempo.
Matrícula Prouni na Gran Faculdade
A Gran Faculdade oferece bolsas de estudo integrais por meio do Prouni, estudantes aprovados no programa podem fazer o envio da documentação de forma totalmente digital.
Dentro do prazo específico para cada uma das chamadas, os estudantes selecionados devem enviar a relação de documentos para análise da Secretaria Acadêmica da Gran Faculdade, no e-mail: prouni.faculdade@grancursosonline.com.br.
Após o envio dos documentos, o candidato recebe um link de atendimento para a realização de uma entrevista, com data e hora marcada, via plataforma Google Meet, essa entrevista será obrigatória para todos os candidatos e é um bom momento para tirar dúvidas sobre o programa e a manutenção da bolsa.
Para os candidatos que tiverem a documentação aprovada, será deferida a bolsa e efetivada a matrícula com a emissão do termo de adesão ao Prouni, que deve ser assinado digitalmente pelo(a) estudante.
Venha para a Gran Faculdade
Para quem não participou ou não conseguiu vaga pelo Prouni, a Gran Faculdade oferece diversos cupons de desconto para que todo mundo tenha acesso a um ensino superior de qualidade, sem precisar se endividar para isso.
Aproveite vantagens como:
- Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
- Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
- Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
- Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
- Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.
Confira nossos mais de 30 cursos de graduação EAD e aproveite os cupons promocionais com valores ativos no site para começar sua graduação ainda este ano!
Cupons de desconto Graduação EAD
Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (valores válidos até o preenchimento das vagas disponíveis, os valores para sua matrícula serão os exibidos no site de compra na hora de fazer sua matrícula):
Categoria | Valor mensal | Cupom |
Graduação Social + Mulher | R$ 84,90 | GRADSOCIALGRAN |
Graduação Alunos e Ex-alunos Gran | R$ 84,90 | GRADALUNOGRAN |
Novos Alunos | R$ 99,90 | NOVOGRADGRAN |
Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).
Participe da conversa