Concluir o curso de Direito é um importante passo para a vida profissional, mas qual deve ser a próxima etapa? Se na sua cabeça, está a questão “me formei em Direito e agora?”, esse texto é para você!
Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que um bacharel em Direito pode fazer?
- Como ganhar dinheiro sendo bacharel em Direito?
- Bacharel em Direito pode dar aula?
- Me formei em Direito e agora: OAB, pós-graduação ou concurso público?
- Me formei em direito e não quero advogar e agora?
- Como o Gran pode me ajudar?
O que um bacharel em Direito pode fazer?
Concluir o bacharelado em Direito abre possibilidades para diferentes campos da área jurídica e policial, é possível seguir carreira em cargos para bacharel em Direito, como:
- Advogado(a);
- Defensor(a) Público;
- Promotor(a);
- Assessor(a) Jurídico;
- Técnico(a) Judiciário;
- Delegado(a) das Polícias Civil ou Federal;
- Juiz(a);
- Professor(a);
- Pesquisador(a);
- Consultor(a) Jurídico, etc.
Além de concorrer a cargos de nível superior em diversas áreas de acordo com o edital de cada concurso público. Entretanto, para cada cargo existe uma série de requisitos seja para se tornar servidor(a) público, abrir um escritório ou qualquer outro negócio.
Essas são algumas atividades que bacharel em Direito pode exercer. Por isso, para ganhar dinheiro sendo bacharel em Direito, é importante definir cargos e áreas em que deseja atuar e se qualificar para atender os requisitos exigidos.
Como ganhar dinheiro sendo bacharel em Direito?
Para ganhar dinheiro sendo bacharel em Direito, você vai precisar escolher uma área de atuação e conseguir formas de renda relacionadas a ela. Algumas possibilidades são:
- Estágios para pós-graduação: se você terminou a graduação, mas está tendo dificuldade em se inserir no mercado de trabalho, uma boa opção é começar uma pós e buscar estágios para esse nível. Além da carga horária não ser tão ampla, você adquire experiência profissional e aumenta seu
- Emprego CLT ou PJ em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas;
- Dar aulas de reforço para estudantes de Direito: usando seu conhecimento para ajudar alunos ao longo da formação;
- Cargos públicos na área, por meio da aprovação em concursos como Concursos Legislativos, Concursos Tribunais 2024, entre outros;
- Abrir seu próprio escritório de advocacia;
- Prestar consultoria jurídica como autônomo.
Esses são alguns exemplos, mas dependendo do seu nicho e foco de atuação, há diversas outras possibilidades. Caso esteja com dificuldade nesse processo, pode ser uma boa ideia conversar com profissionais da área (especialmente professores de Direito) ou de gestão de carreira.
Bacharel em Direito pode dar aula?
Somente o bacharelado em Direito não habilita professores. Mas sim, o bacharel em Direito pode dar aula! Para isso, precisa, pelo menos de uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.
Nesse caso, não é preciso ter obtido aprovação no Exame da OAB, mas a formação deve ser compatível com as exigências do Ministério da Educação (MEC) para o corpo docente de cada instituição de ensino superior.
Na pós-graduação lato sensu, você pode optar por um curso de Docência do Ensino Superior e concluir o curso entre 6 e 18 meses de forma EAD na Gran Faculdade, por exemplo.
Porém, caso queira atuar em disciplinas específicas e instituições com mais exigências curriculares, pode ser necessário fazer um mestrado e/ou doutorado na área. Isso pode levar entre 2 e 5 anos dependendo daquilo que você deseja para sua carreira.
Apesar do tempo longo, com essa qualificação há mais oportunidades para atuar na docência em Direito. Por isso, uma boa opção é fazer uma especialização (lato sensu) para começar a atuar e depois poder conciliar a rotina com o mestrado ou doutorado para melhores remunerações e trabalhos.
Me formei em Direito e agora: OAB, pós-graduação ou concurso público?
O que fazer depois de terminar a faculdade de Direito? Essa dúvida é muito comum e muitas vezes recém-formados podem ficar perdidos em meio às opções para sua carreira.
Basicamente, para atuar na área jurídica utilizando sua formação, há 3 principais caminhos que podem ser escolhidos separadamente ou de forma conjunta. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.
Exame da Ordem: OAB
De acordo com a Lei 8.906/1994, entre outros requisitos, para poder advogar após concluir a Faculdade de Direito é preciso conquistar a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A prova é realizada três vezes por ano e possui duas etapas para avaliar os conhecimentos nas diferentes áreas do Direito. Para passar pela primeira fase, é preciso acertar mais da metade das questões objetivas.
Além disso, a segunda fase conta com as questões discursivas e a redação de uma peça processual, sendo aprovados os candidatos que tiverem nota maior que seis no total da prova.
Para quem quer atuar da advocacia, portanto, a OAB é o primeiro passo após a conclusão da graduação. Enquanto se prepara para conquistar a aprovação no exame, também é possível buscar uma pós que te ajude a se especializar na área em que quer atuar e estudar para a prova ao mesmo tempo.
Me formei em Direito e agora: pós-graduação é uma boa opção?
Depois de passar 5 anos cursando uma graduação, pode ser que você esteja em dúvida se deve ou não voltar para o meio acadêmico. Mas vale a pena entender que uma pós-graduação é um curso mais curto e voltado para uma área mais específica.
Portanto, seja para advogar em uma área específica ou para se especializar em algum ramo que tenha maior afinidade para sua carreira, uma pós é uma boa opção para seu currículo.
No Gran, você consegue concluir seu curso entre 6 e 18 meses, conciliando com os estudos para OAB ou Concurso Público, com qualidade e valores acessíveis!
Confira as opções disponíveis de pós na área jurídica e policial, aproveite os descontos e faça sua matrícula hoje mesmo!
Me formei em Direito e agora qual concurso público posso fazer?
Se você quer seguir carreira como servidor(a) público(a), pode prestar concursos para bacharel em Direito (nível superior) ou concursos gerais de nível médio. Mas vale a pena antes entender quais os cargos em que quer atuar e ler editais anteriores.
Isso porque vários concursos para bacharel em Direito exigem 3 anos de atividade jurídica, como para os cargos de delegado e juiz, entre outras qualificações. Assim, fica mais fácil definir quais os cursos e ações necessárias para você chegar ao seu cargo dos sonhos.
Se você está nessa dúvida de “me formei em Direito e agora?” Os concursos podem ser uma boa opção e uma ideia que pode ajudar a ter mais prática e desenvolver sua autoconfiança é realizar provas para outros editais, mesmo os de nível médio ou você pode ir praticando com outros Concursos Jurídicos.
Me formei em direito e não quero advogar e agora?
Como vimos acima, além do cargo de advogado(a), há várias atividades que bacharel em Direito pode exercer. Dessa forma, você pode avaliar o que faz mais sentido para a carreira que você deseja.
Nesse caso, se você não quer advogar, não precisa investir tempo, estudo e recursos para conquistar aprovação no Exame da Ordem, por exemplo. Mas uma pós ou concurso podem ser boas opções para carreira no setor privado ou na esfera pública.
Me formei em Direito e agora, como o Gran pode me ajudar?
Concluir o bacharelado em Direito é um importante passo para sua jornada profissional e só você pode definir qual a próxima etapa que quer trilhar. Seja qual for a sua escolha, conte com o Gran para se aproximar do seu sonho!
- OAB: no Gran você estuda com os melhores professores, de forma totalmente online e se prepara para conquistar sua aprovação no Exame da Ordem, mas não precisa adiar sua pós ou seu estudo para concursos;
- Pós-graduação: melhore sua classificação com a prova de títulos aproveitando as pós-graduações da Gran Faculdade e concluindo o curso em 6 meses;
- Preparatório para concursos públicos: aproveite materiais gratuitos, confira editais e faça sua assinatura para chegar à sua aprovação no concurso público.
Nosso propósito é democratizar a educação de qualidade e aproximar as pessoas de realizar seus sonhos. Aqui, todo mundo pode, então, aproveite as vantagens de ser Gran e matricule-se hoje mesmo!
Participe da conversa