Então, você terminou sua especialização, MBA, mestrado ou doutorado: e agora? Concluir a pós-graduação é uma conquista muito significativa para garantir destaque no mercado de trabalho atual. Afinal, ao se aprofundar em determinado segmento da área, o profissional pode exercer um trabalho direcionado e de cada vez mais qualidade. Dito isso, a recomendação para quem deseja continuar relevante por muito tempo é nunca deixar de buscar a capacitação. Mas como fazer isso de maneira prática? E afinal, o que vem depois da pós-graduação? Acompanhe o artigo para descobrir!
Destaques: |
O que vem depois da pós-graduação: confira as 7 diferentes possibilidades
Não existe apenas uma resposta para esta pergunta. De fato, tudo vai depender de onde você pretende chegar como acadêmico e/ou profissional. Separamos abaixo algumas possibilidades. Navegue pelo índice abaixo:
- Conquistar nova pós-graduação
- Iniciar um pós-doutorado
- Requisitar o Adicional de Qualificação e/ou Retribuição por Titulação
- Ocupar novos cargos
- Buscar outras formas de capacitação
- Realizar intercâmbios
- Prestar concursos públicos
1. O quem depois da pós-graduação: uma nova pós-graduação
Os cursos de pós-graduação possibilitam uma visão detalhada de determinada área de estudo ou atuação profissional. Assim, são muito diversos, podendo complementar sua formação de várias maneiras. Analogamente, não existe uma limitação para o número de pós-graduações realizadas por um profissional: é possível realizar quantas você quiser, de acordo com os seus objetivos.
Considerando ainda que cada um dos 4 principais cursos de pós-graduação disponíveis no Brasil oferece uma abordagem distinta, uma boa dica pode ser variar entre eles. Veja o que queremos dizer:
- Especialização: voltada para aplicações gerais e práticas no mercado de trabalho com foco em diversas áreas;
- MBA: voltado essencialmente para a área de Administração, Gestão e Negócios;
- Mestrado: entrada para o mundo de pesquisa científica e ingresso na carreira de Magistério;
- Doutorado: aprofundamento ainda maior em pesquisa, com amplas possibilidades de atuar também como professor universitário em Instituições de Ensino Federais ou Estaduais.
Também é possível fazer dois cursos do mesmo tipo. Vamos supor que você busca trabalhar como gestor na área de enfermagem, com foco em situações emergenciais e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Para isso, tanto a especialização em Terapia Intensiva quanto em Urgência e Emergência são interessantes. Afinal, os conhecimentos se complementam.
Saiba mais sobre a pós-graduação em Enfermagem!
O aspecto mais conciso da pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA), também facilita a realização de vários cursos consecutivos e complementares. Você pode, por exemplo, incluir a realização de um novo curso a cada 5 anos, para atualizar as suas noções sobre a área.
2. O quem depois da pós-graduação: Pós-doutorado
Outra resposta possível para o que vem depois da pós-graduação é o pós-doutorado. Esses programas são voltados para as pessoas que desejam aprofundar-se no ramo de pesquisa científica, permitindo mais liberdade para a condução de experimentos e formulação de literatura científica. Nesse caso, a figura do orientador já não é tão imperativa e sim essencialmente de supervisão: afinal, o profissional já é tratado como um pesquisador.
Esse momento é uma oportunidade para buscar a resposta de diversas perguntas levantadas tanto no mestrado, quanto no doutorado. No Brasil, os programas de pós-doutorado costumam durar no máximo 2 anos e não concedem um novo título após a sua conclusão. Ainda assim, podem ser movimentos essenciais para quem busca garantir um diferencial de trabalho na área científica ou acadêmica.
3. O que vem depois da pós-graduação: Adicional de Qualificação e/ ou Retribuição por Titulação
Dentre as vantagens de conquistar uma pós-graduação, está a possibilidade de utilizar a certificação para garantir adicionais permanentes à sua remuneração em vários cargos públicos. Esse processo, contudo, não é instantâneo e precisa ser solicitado de acordo com a regulamentação de cada órgão assim que você tiver a certificação em mãos.
Na maioria dos casos, o requerimento pode ser iniciado 100% online, por meio do sistema eletrônico utilizado. Veja o exemplo do TJMA (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão): solicitações dessa espécie deverão ser feitas pelo sistema Digidoc e podem resultar nos seguintes percentuais de acréscimo em vencimentos básicos para servidores da área judiciária:
a) 12,5% (doze e meio por cento), em se tratando de título de Doutor;
b) 10% (dez por cento), em se tratando de título de Mestre;
c) 7,5% (sete e meio por cento), em se tratando de certificado de Especialização; e
d) 5% (cinco por cento), em se tratando de graduação para os cargos cujo ingresso não exige formação de nível superior
Vale lembrar que não são todas as certificações que podem ser aplicadas para o Adicional de Qualificação: além de necessitarem do reconhecimento do MEC, muitas vezes também precisarão estar diretamente relacionadas às atividades exercidas no cargo. Busque saber mais sobre as diretrizes do seu órgão antes de iniciar o curso, especialmente caso garantir o aumento de remuneração seja uma das razões para conquistar o aperfeiçoamento.
4. O que vem depois da pós-graduação: novos cargos/ Recolocação profissional
Uma das motivações para a realização de uma pós-graduação pode ser o direcionamento da sua carreira. Afinal, alguns cargos são mais específicos e requerem qualificações adicionais. A área de neurociência, por exemplo, ainda não apresenta um curso de graduação que trate sobre um tema. Assim, é necessário realizar uma complementação depois de se formar, por meio da pós.
A prática no mercado de trabalho é tão importante quanto o movimento de qualificação. Alguns profissionais, contudo, podem sentir receio de buscar novas oportunidades, julgando ainda “não estarem prontos.” Se você se sente assim, cuidado! Pode ser que acabe entrando num ciclo vicioso de capacitações unicamente teóricas e perca-se no seu objetivo.
Ingressar em uma nova posição ou cargo sempre estará atrelado à muito aprendizado e o mercado de trabalho compreende isso. Não é apenas dominar a atividade e sim os costumes da empresa, as tecnologias utilizadas, a forma como os protocolos funcionam. Exatamente por essa razão, existe um período de experiência de três meses.
Ademais, nada impede que você continue seu aperfeiçoamento depois que ingressar no novo cargo. Existem, afinal, uma série de cursos que podem ser conciliados com a sua rotina, como é o caso das especializações EAD.
5. O que vem depois da pós-graduação: outras formas de capacitação
Cursos de pós-graduação não são a única maneira de ganhar mais relevância no mercado de trabalho: às vezes, dominar idiomas estrangeiros e trabalhar na obtenção de atividades técnicas (como realizar um curso livre de Excel, por exemplo) podem ser diferenciais para a sua área ou cargo exercido.
A boa notícia sobre os cursos livres é que são ainda mais concisos do que cursos de especialização e MBA, podendo até mesmo serem realizados em apenas um final de semana. Prático, não é mesmo? Além disso, muitas Instituições disponibilizam cursos gratuitos, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas e até mesmo instituições de ensino internacionais.
6. O que vem depois da pós-graduação: intercâmbios
Sejam acadêmicos ou não, os intercâmbios são excelentes maneiras de conhecer mais sobre diferentes culturas, povos e regiões do mundo. Também representam a possibilidade de expandir seus horizontes no que diz respeito aos caminhos que pode seguir no futuro e garantir até mesmo mais maturidade e independência.
Além de realizar essas viagens por conta própria, ainda existe a possibilidade de aplicar para bolsas de estudos de pós-graduação no exterior e continuar a sua capacitação em terreno estrangeiro.
Saiba mais sobre as bolsas de estudo para pós-graduação!
7. O que vem depois da pós-graduação: concursos públicos
Muitas pessoas sonham com o ingresso na carreira pública e isso não é sem razão: além das excelentes remuneração e benefícios, esses cargos geralmente apresentam maior estabilidade, planos próprios de aposentadoria e muitos outros benefícios.
Muitas pessoas não sabem disso, mas conquistar uma pós-graduação pode ajudá-lo a ser aprovado em concursos públicos mais rapidamente. Afinal, quando reconhecidas pelo MEC, essas certificações podem ser qualificadas tanto para pontos adicionais (na Avaliação de Títulos), como para comprovação de Atividade Jurídica.
Além disso, na Gran Cursos Pós-Graduação, os objetivos podem ser atingidos ao mesmo tempo por meio dos cursos de pós 2 em 1. Afinal, estes programas são voltados para a conquista simultânea da especialização e a preparação do aluno para os principais certames da área.
Saiba mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação 2 em 1
Torne-se especialistas com a Gran Cursos Pós-Graduação!
Durante o artigo você pôde perceber que o profissional mais valorizado pelo mercado de trabalho é aquele que nunca deixa de se especializar, aprendendo e atualizando-se constantemente. Você também descobriu como os cursos de especialização são práticos para quem deseja manter-se sempre em contato com as principais tendências em cada área.
A Gran Cursos Pós-Graduação pode ajudá-lo nesse sentido, oferecendo 32 cursos de especialização em diferentes áreas. Aperfeiçoe-se em Educação, Direito, Saúde, TI, Gestão e muito mais! Além de serem ministrados no modelo 100% EAD, todos os cursos de especialização da Gran Pós são devidamente reconhecidos pelo MEC, garantindo qualidade de ensino e o seu título de especialista.
Também há a possibilidade de garantir a sua matrícula com desconto se você for aluno do Gran ou estiver retornando à plataforma depois de algum tempo sem acesso. Não deixe de conferir!
Conheça os cursos da Gran Pós e faça a sua matrícula!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa