Governança de TI: tudo sobre a pós da Gran Faculdade!

Nunca existiu melhor oportunidade para se especializar na área de TI do que agora. Conheça tudo sobre o mercado e sobre a área de Governança!

Por
3 min. de leitura

O mercado de TI está super aquecido. Segundo algumas pesquisas feitas recentemente no setor, o número de vagas tem aumentado muito mais do que a média de outras áreas.

Todavia, existe um problema: poucos profissionais capacitados disponíveis. Vamos conhecer essa área, seus diferenciais e como se destacar?

Navegue pelo índice:

Saiba como e quando começar na Carreira em TI!

De acordo com dados do Governo Federal, a área de tecnologia gera em média 150 mil empregos anualmente no Brasil, com remuneração 2,9 vezes maior que a média de outros setores. A previsão é que o mercado de tecnologia crie 797 mil vagas até 2025, o que impulsiona a busca por capacitação nesse campo.

Como podemos ver, a demanda por profissionais em áreas como Tecnologia é crescente. Por isso, preparamos o Guia da Carreira em TI, onde você fica por dentro das principais informações sobre o mercado, principais carreiras e como começar!

Inscreva-se no formulário abaixo para receber gratuitamente o seu Guia da Carreira em TI:

O mercado da TI

Tecnologia da Informação (TI) é uma área de conhecimento que trabalha questões relacionadas à gestão da informação. Ou seja, toda ferramenta que ajuda a organizar melhor determinados dados, dialoga com a área de TI. Ao contrário do que muitos pensam, TI não se restringe apenas ao meio digital ou online. A área também se dedica a funcionalidades presenciais.

O campo da TI vem se popularizando há algum tempo, mas ganhou força com a pandemia. O número de profissionais cresceu muito, assim como a demanda do mercado. Porém, a área encontra-se em defasagem de profissionais. Isso significa que existem muitas vagas, e poucas pessoas capacitadas para os cargos. Por isso a TI é um campo de atuação promissor.

A TI envolve uma série de atividades que vão desde o desenvolvimento de softwares, até análise de dados e programação. Há também pessoas que cuidam de infraestrutura, governança de TI, segurança e da organização da informação. O fato é que o campo é muito diverso e envolve inúmeras atividades que têm muito a se desenvolver e explorar.

O que é governança de TI?

Uma das principais áreas que vem crescendo muito na tecnologia é a de governança de TI. Ela é responsável pela parte estratégica do setor de tecnologia.

São normas e boas maneiras que as instituições encontram de organizar os seus processos e gestão de dados. Devem seguir regras específicas de cada área de atuação no mercado e também a legislação em geral.

No caso do Brasil, a governança de TI deve estar atenta principalmente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Objetivo da governança de TI

Esse campo da TI é um dos mais antigos da área. A governança de TI surge desde a popularização da informática no meio corporativo.

Ou seja, desde que os primeiros computadores começaram a equipar os escritórios, a necessidade de profissionais que operassem e gerissem essas máquinas surgiu. É o setor responsável por identificar inovação, orçamento e melhorias.

Desse modo, o objetivo da Governança em TI é garantir a manutenção da boa execução de diferentes recursos envolvendo tecnologia, dados e informação.

Pilares da governança de TI

Os pilares da governança em TI são:

  • Eficiência;
  • Agilidade;
  • Documentação;
  • Comunicação;
  • Transparência;
  • Ética no uso de dados, entre outros.

Benefícios da governança de TI

Uma boa governança de TI gera:

  • Segurança da informação bem preparada para proteger os dados de uma empresa;
  • Redução os riscos de invasões, hackers e outras ameaças à integridade dos dados;
  • Facilita e agiliza o acesso à informação e tomada de decisão;
  • Aumenta a comunicação entre equipes, de maneira melhorada e ágil;
  • Gera e passa mais credibilidade e confiança no mercado e muito mais!

O que faz um profissional de governança de TI?

Alguns exemplos de como atuar na área de governança de TI são:

Estratégia e negociação

O campo da governança de TI que atua no planejamento, organização e alinhamento do uso de dados e informações de um negócio. É responsável pela arquitetura, engenharia, segurança, infraestrutura e mais uma série de tópicos que envolvem a TI.

Tomada de decisão

A governança de TI é fundamental também na hora de fazer escolhas em uma instituição. É esse campo que ajuda a definir prioridades e os melhores momentos para tomar determinadas ações. É aqui que se constróem e gerem projetos.

Desempenho

A governança de TI também mede o desempenho de um negócio. Ou seja, a partir das ações e dos projetos desenvolvidos, o setor também avalia o que deu certo, o que não deu e como melhorar e atingir os objetivos.

Quanto ganha um profissional de governança de TI?

O profissional de governança em TI pode ganhar entre R$ 5 mil e mais de R$ 30 mil reais. Tudo depende do cargo, do tempo de experiência e da instituição onde vai atuar. As oportunidades são diversas, em diferentes campos de conhecimento, e estar atento as necessidades do mercado pode ser um diferencial.

Diferença entre gestão de TI e governança de TI

A diferença entre gestão de TI e Governança de TI é muito sutil: a primeira área está dedicada a elaboração e desenvolvimento de projetos e informações em TI de forma ampla, enquanto a governança em TI é mais preocupada com a manutenção e compliance do uso de dados e informação.

Pós-graduação em Governança de TI

A necessidade de profissionais qualificados pelo mercado de TI é urgente. Cada vez mais, saber gerir e organizar estrategicamente a informação é necessário. Seja no mercado de trabalho privado, como também no serviço público. O mundo está mudando e cada vez mais digital.

Aqui na Gran Faculdade você consegue se especializar nessa área com quem entende do assunto. O nosso curso de Pós-graduação em Governança de TI busca formar profissionais aptos a atividades relacionadas à Governança de TI, à gestão estratégica de TI, à gestão da continuidade de serviços de TI, à qualidade de softwares, à gestão de processos e de projetos.

Nosso objetivo é aliar teoria e prática, de forma inovadora e ativa. Nossa proposta é formar alunos criteriosos e alinhados a expectativas nacionais e internacionais do mercado. O curso de Governança de TI pode ser feito por pessoas que sejam graduadas na área de Tecnologia, ou também de outras áreas que desejam se formar no campo da TI. Por se tratar de um trabalho estratégico e de gestão, é uma formação multidisciplinar.

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura