Ter qualidade de vida no trabalho é um sonho para muitas pessoas, mas será que é possível conseguir? Confira a seguir o que é qualidade de vida no trabalho (QVT) e como conquistar a sua!
Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que é qualidade de vida no trabalho?
- O que é QVT?
- Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?
- Como medir a QVT nas organizações: indicadores e ferramentas
- Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?
- Programa de qualidade de vida no trabalho: como fazer?
- Como trabalhar com QVT nas empresas?
- Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!
O que é qualidade de vida no trabalho?
O conceito de qualidade de vida no trabalho tem se popularizado nos últimos anos, mas ainda não possui uma definição exata.
Basicamente, a qualidade de vida é essencial para que uma pessoa possa viver com plenitude e realização, mais saúde, disposição e equilíbrio.
Mas por muito tempo isso não foi aplicado ao ambiente de trabalho, o que contribui para pessoas com diversos problemas de saúde mental e física, dificuldade para equilibrar a vida pessoal e profissional, problemas de socialização, falta de lazer e hobbies, baixa produtividade no trabalho e insatisfação.
Esses exemplos são só para ilustrar alguns dos problemas causados pela falta da qualidade de vida no trabalho.
Dessa forma, podemos entender que qualidade de vida no trabalho é uma forma de garantir mais saúde e bem-estar para funcionários e gestores.
Consequentemente, isso traz diversos benefícios para os diferentes públicos de relacionamento (stakeholders) das empresas.
O que é QVT?
QVT é a sigla de Qualidade de Vida no Trabalho usada no meio corporativo. Dessa forma, instituições engajadas com um ambiente de trabalho saudável e assertivo buscam desenvolver programas de QVT em diversas frentes.
Confira um pouco do histórico da QVT:
- 1940: Surgimento da preocupação com o bem-estar no trabalho após a Segunda Guerra
- 1950: Eric Trist propõe abordagem humanista para o ambiente de trabalho
- 1970: Termo QVT começa a ganhar força nas empresas
- 2020: QVT entra como pauta estratégica no RH
Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?
Na maioria das vezes, o trabalho ocupa grande parte da nossa rotina e ter qualidade de vida no trabalho é fundamental para ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de ter mais saúde física, mental e social.
Além disso, há diversos movimentos e estudos que demonstram que um ambiente de trabalho saudável e digno garante melhores resultados e mais produtividade.
Por isso, a qualidade de vida no trabalho é extremamente importante tanto para gestores e funcionários quanto para atividades além da laboral.
Alguns fatores que melhoram com uma boa qualidade de vida no trabalho:
- Mais produtividade e motivação entre funcionários;
- Melhores resultados para as empresas;
- Clientes mais satisfeitos;
- Diminuição de despesas com afastamentos e tratamentos médicos de funcionários;
- Queda na taxa de rotatividade de funcionários e retenção de talentos;
- Clima organizacional mais saudável e agradável, etc.
Como medir a QVT nas organizações: indicadores e ferramentas
Medir a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é fundamental para entender o que funciona e o que precisa ser melhorado em uma empresa. Essa medição não se baseia em “achismos”, mas sim em dados concretos coletados por meio de indicadores e ferramentas específicas.
1. Pesquisas de Clima Organizacional
A ferramenta mais comum e eficaz é a pesquisa de clima. Ela funciona como um questionário (geralmente anônimo) onde os funcionários dão sua opinião sobre diversos aspectos do dia a dia, como o relacionamento com o chefe, a clareza das tarefas e o espírito de equipe.
Essas pesquisas revelam a percepção coletiva sobre o ambiente de trabalho e são o ponto de partida para identificar os principais problemas e pontos fortes da organização.
2. Questionários Específicos de QVT
Além da pesquisa de clima, existem questionários focados exclusivamente em QVT. Eles utilizam modelos validados por especialistas, como o WHOQOL-bref (da própria OMS) ou o modelo de Walton, que avaliam dimensões específicas como compensação justa, condições de segurança, uso de habilidades e integração social.
Essas ferramentas são mais aprofundadas e ajudam a medir de forma técnica o nível de bem-estar, permitindo comparações ao longo do tempo para ver se as ações implementadas estão surtindo efeito.
3. Indicadores de RH (KPIs)
Os próprios números do setor de Recursos Humanos (RH) são ótimos indicadores de QVT. Os principais são:
- Taxa de Rotatividade (Turnover): Se muitas pessoas estão pedindo demissão, é um forte sinal de que a qualidade de vida no trabalho está baixa;
- Taxa de Absenteísmo: Um alto número de faltas e atestados médicos pode indicar problemas como estresse, esgotamento (burnout) ou um ambiente de trabalho tóxico;
- Produtividade: Equipes felizes e saudáveis tendem a produzir mais e com melhor qualidade. Quedas na produtividade podem ser um alerta.
4. Conversas e Entrevistas de Desligamento
Por fim, uma ferramenta qualitativa muito importante são as conversas. Realizar reuniões periódicas entre líderes e equipes para falar abertamente sobre o bem-estar pode trazer insights valiosos.
Além disso, a entrevista de desligamento é bastante útil. Quando um funcionário está de saída, ele geralmente se sente mais à vontade para apontar os verdadeiros motivos de sua insatisfação, fornecendo informações honestas sobre o que precisa ser melhorado na empresa.
Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?
Antes de falar sobre como melhorar a qualidade de vida no trabalho, vamos listar fatores que pioram o ambiente organizacional. Para isso, algumas ações podem ser:
- Evitar fazer ou participar de fofocas sobre colegas de trabalho;
- Assumir que você não sabe alguma coisa e aprender a pedir ajuda (assim como, prestar ajuda para quem precisa, evitando julgamentos);
- Organizar sua rotina de trabalho, priorizando tarefas mais relevantes e evitando a procrastinação.
Por outro lado, para melhorar a qualidade de vida no trabalho, você deve buscar áreas profissionais em que você realmente goste de atuar, empresas preocupadas com QVT, remuneração justa e adequada e ações como:
- Cuidar da sua saúde de forma preventiva: mantendo consultas e exames regularmente de acordo com a periodicidade indicada para sua idade;
- Cultivar seus vínculos interpessoais, passando tempo com amigos, familiares, relações amorosas, etc.;
- Desenvolver hobbies e atividades de lazer no seu tempo livre também ajuda a melhorar sua qualidade de vida;
- Se comprometer a trabalhar com qualidade e dedicação.
Além disso, os benefícios de hábitos saudáveis como atividade física regularmente, boa ingestão de água, sono de qualidade e alimentação equilibrada contribuem para a melhora da sua saúde e bem-estar.
Por consequência, pessoas mais felizes e saudáveis contribuem mais para um ambiente de trabalho mais agradável.
Programa de qualidade de vida no trabalho: como fazer?
Se você quer implementar um programa de qualidade de vida no trabalho, uma boa opção para começar é estruturar uma consultoria ou time interno para desenvolver ações de QVT.
Com isso, é possível incentivar hábitos saudáveis para as pessoas, tanto melhorando a qualidade de vida, quanto para melhores resultados e desempenho no trabalho.
Algumas ações de qualidade de vida no trabalho que podem ser implementadas gradualmente incluem:
- Planos de aprendizagem contínua para habilidades técnicas;
- Desenvolvimento de habilidades comportamentais, especialmente: comunicação, negociação, empatia, gestão de conflitos, diversidade e inclusão;
- Análise de plano de carreira, cargos e salários avaliando a compatibilidade com remuneração digna e de acordo com as formações dos funcionários e gestores;
- Metas e objetivos claros para a empresa;
- Promovendo equilíbrio entre vida pessoal e profissional (horários de trabalho respeitados e, quando possível, flexíveis); entre outras.
Apesar dessas ações comumente serem desenvolvidas pelos Recursos Humanos (RH) ou gerência, vale ressaltar que colaborar para qualidade de vida no trabalho é uma tarefa de todas as pessoas que trabalham no local.
Um ambiente de trabalho saudável é positivo para todas as pessoas envolvidas.
Como trabalhar com QVT nas empresas?
Como vimos, a qualidade de vida no trabalho muitas vezes exige um esforço coletivo para um ambiente saudável. Mas de forma geral, o setor responsável pela implementação de programas QVT nas empresas é o de Gestão de Pessoas.
Por isso, se você quer trabalhar com QVT, a graduação em Recursos Humanos pode ser uma boa opção para sua carreira.
O curso tecnólogo é voltado para a prática profissional e possui alta empregabilidade, com uma curta duração para conquistar seu diploma de nível superior.
O que é QVT segundo o OMS?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) é o bem-estar completo do funcionário. Isso inclui não apenas a saúde física, mas também a saúde mental e a satisfação dentro do ambiente de trabalho.
Como medir a qualidade de vida no ambiente de trabalho?
A qualidade de vida no trabalho é medida por meio de pesquisas de clima organizacional e questionários de satisfação. As empresas perguntam aos funcionários sobre o ambiente, relacionamento com a liderança, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e oportunidades de crescimento para avaliar o bem-estar geral.
Quais os benefícios de investir em QVT?
Investir em QVT aumenta a produtividade e a motivação dos funcionários. Além disso, ajuda a reduzir o estresse, diminuir o número de faltas e reter talentos, criando um ambiente de trabalho mais positivo e saudável para todos.
Como implementar um programa de QVT na empresa?
Para implementar um programa de QVT, a empresa deve seguir 4 passos:
- Diagnóstico: Fazer uma pesquisa para entender o que os funcionários mais precisam;
- Planejamento: Criar um plano de ação com base nos resultados (ex: horários flexíveis, ginástica laboral, etc.);
- Execução: Colocar as ações em prática;
- Avaliação: Medir os resultados para ver o que funcionou e o que pode melhorar.
Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!
A Gran Faculdade nasceu com o propósito de mudar vidas por meio da educação e da tecnologia. Por isso, oferece cursos de graduação e pós-graduação com qualidade, sem abrir mão de mensalidades que cabem no seu bolso.
Além disso, aproveite vantagens como:
- Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
- Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
- Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
- Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
- Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.
Faça sua graduação EAD em Gestão de Recursos Humanos ou alguma outra opção entre os mais de 20 cursos disponíveis na Gran Faculdade e dê um passo a mais na busca pela sua qualidade de vida no trabalho:
Cursos de graduação EAD
São mais de 30 opções de cursos de graduação EAD com duração a partir de 2 anos na Gran Faculdade, ideais para quem quer se destacar em uma carreira no setor público ou privado. Escolha o seu e aproveite a entrada imediata para começar a conquistar seu diploma hoje mesmo!
Participe da conversa