O TCC, que significa Trabalho de Conclusão de Curso, é um trabalho acadêmico exigido ao final de uma formação.
O seu objetivo é fazer com que o estudante demonstre habilidades e conhecimentos aprendidos nos estudos por meio de um projeto original com tema relevante.
Vale ressaltar que o TCC não é obrigatório por lei do MEC para obtenção de diploma, mas cada instituição de ensino define sua obrigatoriedade para seus cursos.
Neste artigo, você entenderá tudo sobre o TCC e verá que com organização, boas estratégias e ferramentas certas, esse processo desafiador se torna mais simples. Boa leitura!
Tipos de TCC
Agora que entendemos que o que é TCC no geral, falaremos das diferenças entre os trabalhos mais populares no ensino superior.
Monografia
A monografia é o tipo de TCC mais tradicional na graduação. Esse é um trabalho escrito, aprofundado e sistematizado sobre um único tema, acompanhado por um professor orientador.
No geral, as monografias costumam ter entre 40 e 70 páginas, que devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O projeto exige uma análise crítica e fundamentação teórica, com base em pesquisas bibliográficas ou empíricas.
Muito cobrada na graduação e na pós-graduação, além da parte escrita, ela também envolve uma apresentação oral para uma banca avaliadora.
Dissertação
A dissertação também é um TCC que deve seguir as normas da ABNT, passar por uma apresentação oral e é escrita com cerca de 120 e 180 páginas.
Ela é obrigatória nos programas de mestrado, e seu foco está em aprofundar um tema com originalidade, analisando dados e propondo reflexões críticas.
No geral, a dissertação costuma ser mais densa que a monografia e exige rigor metodológico.
Tese
Nos mesmos moldes da dissertação e monografia, a tese é um TCC obrigatório de doutorado que costuma possuir a partir de 200 páginas.
Ela também não existe na pós-graduação lato sensu, apenas na pós-graduação stricto sensu, onde é obrigatória.
A tese costuma ser um TCC denso e extremamente específico, desenvolvido ao longo de 4 anos.
Deve-se fazer uma pesquisa bastante inovadora e detalhada sobre determinado assunto e, da mesma forma que os demais trabalhos da pós-graduação stricto sensu, passa por uma rígida avaliação.
Artigo científico
Além da monografia, a pós-graduação lato sensu pode optar por um artigo científico como TCC.
Trata-se de um texto mais enxuto: entre 12 e 20 páginas sobre algum assunto da área. Não precisa ser algo denso como na monografia, e sim mais geral. No entanto, o trabalho deve seguir as normas da ABNT.
Diferentemente dos demais tipos, o artigo científico é um tipo de TCC comum na pós-graduação lato sensu.
Todavia, ele também é comum na pós-graduação stricto sensu como uma forma de medir a produtividade.
Ou seja, além de se dedicar à dissertação ou tese, o aluno ainda é incentivado a publicar artigos científicos como uma espécie de atualização da sua pesquisa.
Seminário
O seminário é um TCC mais prático, pode ser em grupo ou individual, em que os estudantes apresentam oralmente uma pesquisa ou projeto aplicado, sendo avaliados tanto pela qualidade do conteúdo quanto pela clareza da apresentação.
Seu formato é mais livre, com uso de recursos audiovisuais e costuma ter um tempo pré-determinado.
Ele é comum como apresentação de trabalhos em disciplinas e/ou eventos acadêmicos.
Qual é a diferença entre TCC e monografia?
A principal diferença entre TCC e monografia é o seu conceito: enquanto o TCC é todo tipo de trabalho final de um curso, a monografia é um tipo de TCC específico de cursos de graduação.
O TCC é realizado somente em cursos presenciais?
Não, o TCC é exigido em todas as modalidades de ensino. A sua forma de aplicação varia, mas o objetivo de avaliar a aprendizagem e a capacidade de pesquisa do estudante é o mesmo.
- Presencial: desenvolvido com orientação direta em encontros periódicos e apresentação pessoalmente;
- Semipresencial: alterna acompanhamento presencial e remoto, mas com apresentação presencial;
- EAD: feito com suporte online de orientadores, e a apresentação pode ser presencial em algum polo da faculdade ou por videochamada.
Como funciona o TCC?
O TCC é qualquer tipo de trabalho que serve de pré-requisito para obtenção de um certificado ou diploma.
Como fazer um TCC?
Antes de fazer um TCC, é preciso saber qual formato do trabalho a instituição que você estuda definiu.
A partir daí, procure a secretaria acadêmica para obter mais informações sobre o prazo para execução e quais outros procedimentos você deve estar atento.
Como escolher o tema para TCC?
Geralmente, os temas para TCC são escolhidos pelo aluno com a ajuda de um professor orientador.
É interessante envolver alguma área de interesse de ambos para o trabalho poder fluir de maneira mais tranquila.
Além disso, o ideal é que envolva a área de formação em questão.
Onde pesquisar artigos para TCC?
Alguns lugares onde você pode procurar artigos para TCC são:
- periódicos CAPES;
- Scielo;
- Google Scholar;
- bibliotecas;
- referências bibliográficas de artigos relacionados.
Tipos de metodologia para TCC
A metodologia define como a pesquisa será conduzida. Existem diversos tipos de métodos de pesquisa, alguns exemplos são:
- pesquisa qualitativa — análise de percepções, discursos e contextos;
- pesquisa quantitativa — uso de dados numéricos e estatísticos;
- pesquisa básica — foco na produção de conhecimento;
- pesquisa aplicada — busca soluções práticas para problemas reais.
Confira o nosso artigo para ajudar você a entender melhor qual escolher: Metodologia de pesquisa — tire as principais dúvidas.
Como escrever um TCC?
Veja alguns detalhes sobre como escrever um TCC.
Quantas páginas tem um TCC?
Depende do tipo de TCC que você estiver escrevendo. Em geral, não existe um número pré-definido, mas o comum é:
- monografia — entre 40 e 70 páginas;
- dissertação — entre 120 e 180 páginas;
- tese — a partir de 200 páginas;
- artigo — 10 a 20 páginas.
Resumo de TCC
O resumo de TCC deve conter as principais motivações e ideias do seu trabalho, mas não precisa conter nenhum tipo de conclusão.
Ele serve para as pessoas poderem ter uma prévia sobre o que será abordado desde o início.
Agradecimentos para TCC
Nos agradecimentos para TCC, você pode demonstrar sua gratidão, que será eternizada no documento, às pessoas que te apoiaram e/ou contribuíram para a sua jornada.
É comum também que haja agradecimentos a professores, grupos de pesquisa e agências financiadoras de recursos.
No entanto, essa seção do TCC costuma existir apenas em monografias, dissertações e teses.
Sumário de TCC
O sumário de TCC é o índice do seu trabalho, onde constam os capítulos e as respectivas páginas onde se iniciam.
Justificativa TCC
A justificativa do seu TCC, também conhecida como motivação, é uma seção para explicar a origem das discussões exploradas ao longo do texto.
Dessa forma, o objetivo aqui é explorar as pontas soltas que o seu trabalho tentará aproximar.
Como fazer a introdução do TCC?
A introdução do TCC deve ser a abordagem inicial do seu trabalho, ou seja, é o ponto de partida para ambientalizar os leitores sobre o que você falará.
Ela deve:
- contextualizar o tema;
- apresentar o problema de pesquisa;
- mostrar objetivos gerais e específicos;
- indicar a metodologia de forma resumida.
Metodologia TCC
A metodologia de TCC é como você construiu e fez a sua pesquisa: critérios, normas, padrões e outros fatores que devem ser registrados e desenvolvidos ao longo da pesquisa.
Existem muitos métodos de pesquisa e é preciso tê-los de forma clara na hora de explicar de que modo você conseguiu os dados, analisou e concluiu o que está expondo.
Como fazer a conclusão do TCC?
A conclusão de TCC é uma espécie de retomada dos principais aspectos desenvolvidos ao longo do texto.
É comum que as pessoas também chamem essa seção de “considerações finais”, quando não há exatamente uma conclusão, mas impressões e tendências sobre o que foi estudado.
Normas e formatação
Ao elaborar um TCC, é fundamental seguir regras específicas de normatização.
Essas normas fazem com que o trabalho seja padronizado e aceito pela instituição de ensino, além de facilitar a leitura e a avaliação pela banca.
Normas ABNT para TCC
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável por estabelecer as normas que orientam a padronização de trabalhos acadêmicos no Brasil.
Entre os principais pontos definidos estão:
- formatação do texto — margens, espaçamento, fonte e tamanho;
- estrutura do trabalho — capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências;
- citações e referências — regras claras para uso de citações diretas e indiretas, além da padronização da lista de referências bibliográficas;
- elementos obrigatórios — resumo, palavras-chave, numeração de páginas e títulos hierarquizados.
Assim, seguir as regras da ABNT assegura clareza, organização e validade acadêmica ao seu TCC.
Onde colocar a ficha catalográfica no TCC?
A ficha catalográfica é um elemento obrigatório que contém informações de catalogação do trabalho como autor, título, palavras-chave, número de páginas, orientador, etc.
Ela deve ser inserida no verso da folha de rosto do TCC e serve para facilitar a identificação do trabalho em bibliotecas físicas e digitais.
O aluno solicita a ficha ao setor de biblioteca da instituição de ensino que gera o documento conforme os padrões técnicos.
Como apresentar um TCC?
Na hora de apresentar um TCC é ideal que você se atente a detalhes como:
- apresentação de slides;
- banca examinadora;
- domínio dos principais tópicos do seu trabalho;
- atenção às perguntas;
- estabelecer os limites e desafios do seu estudo;
- ressaltar as principais conclusões.
Quanto tempo dura uma apresentação de TCC?
Geralmente, a apresentação de TCC dura entre 1 e 2 horas, mas com apenas 20 minutos de apresentação. O tempo restante é para comentários, resposta aos comentários e debates finais.
Dicas úteis para seu TCC
Confira, nos tópicos a seguir, dicas essenciais para você se destacar com o seu TCC.
Erros comuns na elaboração do TCC
Se você quer ter um projeto bem redigido, dentro das normas e que busca uma nota 10, tenha atenção aos pontos a seguir:
- falta de organização e planejamento — não se organizar, pode atrasar o cronograma e, com isso, comprometer a qualidade do projeto;
- escolha inadequada do tema — não escolher corretamente dificulta a pesquisa e reduz a relevância acadêmica do trabalho;
- uso de linguagem informal — a academia exige uma formalidade maior, não seguir isso prejudica a credibilidade do seu TCC;
- desrespeito às normas da ABNT — não seguir corretamente as normas resulta em perda de pontos na avaliação e necessidade de refazer ajustes;
- objetivos mal definidos — tornam a pesquisa confusa e sem direcionamento claro;
- referências incompletas — comprometem a fundamentação teórica e podem configurar plágio.
Ferramentas úteis para a realização do TCC
Existem diversas ferramentas que facilitam a vida do estudante nesse momento desafiador. Abaixo, listamos as principais delas.
Ferramentas de pesquisa para TCC
- Google Acadêmico;
- Scielo;
- Portal da CAPES;
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).
Ferramentas para organização e gestão de projetos
- Trello;
- Google Keep;
- Evernote;
- Asana;
- Monday;
- Notion;
- Plataforma A.
Ferramentas para escrita e formatação de TCC
- Word;
- Google Docs;
- FastFormat;
- Grammarly;
Ferramentas para gerenciamento de referências de TCC
- Mendeley;
- Zotero;
- RefWorks;
- PaperPile;
- EndNote.
Ferramentas para verificação de plágio
- Plagium;
- CopySpider;
- Farejador de Plágio;
- Plagiarism Checker;
- Dupli Checker;
- Viper.
Como montar o cronograma de um TCC?
O cronograma de um TCC é feito para organizar as etapas do trabalho, evitar atrasos e garantir que todas as entregas sejam feitas nos prazos definidos.
As etapas que um bom cronograma deve incluir são:
- escolha do tema — definir um assunto relevante, viável e alinhado ao curso;
- pesquisa inicial — levantamento de materiais para avaliar a disponibilidade de fontes;
- revisão bibliográfica — leitura e fichamento das referências principais;
- definição da metodologia — escolha dos métodos de pesquisa e coleta de dados;
- elaboração do projeto — estruturação inicial com objetivos, justificativa e plano de trabalho;
- execução da pesquisa — coleta, análise e sistematização dos dados;
- redação do TCC — organização dos capítulos e escrita do texto;
- revisão e formatação — ajustes de conteúdo, clareza e normas ABNT;
- entrega e preparação da defesa — finalização do documento e treino para apresentação.
Veja um exemplo de um cronograma para TCC para que você possa se inspirar
Fase 1— preparação e planejamento (Semanas 1 a 4)
- Definição do tema e problema de pesquisa: escolha um tema de seu interesse e que seja relevante. Formule a pergunta que você quer responder com sua pesquisa;
- Busca inicial de referencial teórico: comece a procurar artigos, livros e teses que tratem do seu tema. Isso ajudará a aprofundar seu conhecimento;
- Criação do projeto de pesquisa: elabore o projeto que será apresentado ao seu orientador. Ele deve conter a introdução, justificativa, objetivos, metodologia e cronograma;
- Escolha e contato com o orientador: é crucial ter a aprovação de um professor para orientar seu trabalho.
Fase 2 — pesquisa e referencial teórico (Semanas 5 a 12)
- Aprofundamento na revisão bibliográfica: reúna o máximo de material relevante e comece a fichá-lo (resumir os pontos principais, anotar citações e ideias);
- Elaboração do referencial teórico: organize as informações coletadas em capítulos, construindo a base teórica do seu TCC;
- Início da coleta de dados: dependendo da sua metodologia (qualitativa ou quantitativa), comece a planejar ou iniciar a coleta, seja por meio de entrevistas, questionários ou análise de documentos.
Fase 3 — execução e análise (semanas 13 a 20)
- Análise dos dados: organize e analise os dados que você coletou. Se for uma pesquisa quantitativa, utilize softwares como Excel ou SPSS. Se for qualitativa, organize as respostas e procure padrões;
- Elaboração da metodologia: descreva em detalhes como você conduziu a pesquisa, explicando os instrumentos e procedimentos utilizados;
- Redação do capítulo de resultados e discussão: apresente os resultados da sua análise e discuta-os, comparando com o referencial teórico.
Fase 4 — redação final e revisão (semanas 21 a 28)
- Redação da introdução e conclusão: escreva as seções que dão início e fecham o seu trabalho, retomando os objetivos e apresentando as principais descobertas e limitações;
- Formatação e organização do TCC: revise a estrutura do trabalho, garantindo que a formatação (margens, espaçamento, citações e referências) esteja conforme as normas da ABNT ou da sua instituição;
- Revisão geral do texto: faça uma leitura minuciosa para corrigir erros de gramática, ortografia e coerência. Se possível, peça a um amigo ou colega para ler e dar um feedback.
Fase 5 — Apresentação (semana 29)
- Preparação da apresentação: crie os slides (PowerPoint, Google Slides) e prepare a sua fala;
- Ensaio: pratique a sua apresentação, cronometrando o tempo para garantir que você não exceda o limite.
Como escolher o orientador de TCC ideal?
O orientador é o professor responsável por acompanhar o aluno durante a elaboração do TCC.
Ele é uma pessoa muito importante para o trabalho porque oferece suporte teórico, metodológico e prático ao estudante.
Para escolher o orientador ideal, considere alguns critérios como:
- compatibilidade com o tema — o docente deve ter experiência ou interesse na área pesquisada;
- disponibilidade de tempo — importante garantir que o orientador consiga acompanhar o aluno regularmente;
- estilo de orientação — cada professor tem uma forma de orientar, avalie se ela se adapta ao seu perfil;
- experiência acadêmica — professores mais experientes tendem a conhecer melhor as exigências da banca;
- boa comunicação — a relação deve ser clara, respeitosa e de fácil entendimento.
Como é feita a avaliação do TCC?
A avaliação do TCC é feita por uma banca examinadora que avalia o documento escrito, a apresentação oral do aluno e até sua defesa, caso necessário.
Alguns critérios analisados são:
- originalidade e relevância;
- clareza;
- coesão;
- fundamentação;
- estrutura e formato;
- qualidade da escrita;
- poder de síntese;
- domínio do assunto;
- resultados obtidos.
O que fazer quando o TCC não é aprovado?
A reprovação de um TCC não é muito comum, mas pode ocorrer em casos específicos. Ela acontece se o projeto não seguir as normas da ABNT, apresentar plágio ou ausência de originalidade, tem uma metodologia mal estruturada, está com entregas incompletas ou fora do prazo.
Se o seu TCC for reprovado, é primordial que você busque um feedback com a banca avaliadora e faça os ajustes e correções necessárias com o apoio do seu orientador. Não se desespere, use a experiência para melhorar ainda mais o trabalho.
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