Além do inglês e do francês, fazer um teste de proficiência em espanhol também pode ser um diferencial para a sua carreira. Principalmente na América Latina, existem diversos países hispanofalantes em constante crescimento em diversos setores.
Por isso, dominar o idioma e garantir um certificado de proficiência em espanhol pode ser um diferencial. Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo indice:
- O que é proficiência em espanhol?
- Como estudar para proficiência em espanhol?
- Como comprovar proficiência em espanhol?
- Quanto custa a proficiência em espanhol?
- Onde fazer exame de proficiência em espanhol?
- Por que fazer uma prova de proficiência em espanhol?
Destaques: |
O que é proficiência em espanhol?
Um exame de proficiência em espanhol tem o mesmo objetivo que todas as provas desse tipo: validar o domínio de um candidato em um idioma. Ou seja, um certificado de proficiência em espanhol busca validar o conhecimento de uma pessoa sobre esta língua estrangeira.
Seja um teste de proficiência em espanhol ou em outro idioma, possuir uma certificação é muito importante. É ela quem vai confirmar e garantir para instituições educacionais, órgãos públicos ou empresas que você domina o espanhol ou algum outro idioma. Isso mostra profissionalismo e legitima oficialmente o conhecimento do candidato.
Como estudar para proficiência em espanhol?
Da mesma forma que outros exames, o teste de proficiência em espanhol avalia questões relacionadas à comunicação e compreensão do idioma. Ou seja, leva-se em conta todos os fatores que influenciam nas habilidades de comunicação em outra língua. São elas:
- Comunicação escrita
- Compreensão auditiva
- Habilidades de oralização
- Compreensão de textos
Como comprovar proficiência em espanhol?
Para comprovar o domínio do idioma é preciso fazer uma prova de proficiência em espanhol. Dessa forma, o teste de proficiência segue uma escala conforme outros idiomas:
- A1 – Básico
- A2 – Iniciante
- B1 – Intermediário
- B2 – Avançado
- C1 – Proficiente
- C2 – Fluente
Existem alguns tipos de exames que você pode fazer, mas os principais são:
DELE
O DELE é o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). Esse teste de proficiência em espanhol é organizado pelo Instituto Cervantes em conjunto com o Ministério da Educação espanhol.
Essa prova de proficiência em espanhol é uma das mais populares e reconhecidas por países hispanofalantes, seja para questões profissionais ou educacionais. Diversos setores e instituições aceitam essa certificação com o objetivo de validar o conhecimento da pessoa.
Assim como outros exames de proficiência, a prova do DELE utiliza o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. É importante ressaltar que esse certificado de proficiência em espanhol não desclassifica o candidato, mas o avalia de acordo com seu nível.
SIELE
O Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (SIELE) também é realizado pelo Instituto Cervantes, mas aqui em parceria com a Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM) e a Universidade de Salamanca (USAL).
Essa é uma das primeiras instituições latino-americanas a realizarem um tipo de teste de proficiência em espanhol. Geralmente, esse tipo de prova é realizada apenas por países europeus. Todavia, principalmente na América do Sul, existem muitos países hispanofalantes.
Essa prova é feita por um processo totalmente digital e mais rápido que os outros tipos de certificado de proficiência em espanhol. O resultado do SIELE sai em até 3 semanas, é reconhecido em diversos países e instituições e também leva em conta os diversos níveis de proficiência em espanhol.
DIE
O DIE é o Diploma Internacional de Espanhol (DIE), mais um tipo de teste de proficiência em espanhol. Muito versátil e também leva em conta o nível de conhecimento do estudante sobre o idioma.
Essa prova de proficiência em espanhol é elaborada pela Universidade Pontifícia de Salamanca e é aplicada e organizada pela FIDESCU, a Fundación para la Investigación y el Desarrollo de la Cultura Española. No Brasil, o representante oficial deste teste é o Centro Cultural da Espanha.
Um diferencial desse teste de proficiência em espanhol é que a idade mínima para fazê-lo é 7 anos. Ou seja, o exame é aberto para diversas faixas etárias.
Além disso, nessa prova de proficiência em espanhol o candidato pode escolher o tema. Isso ajuda a pessoa a se sentir mais segura. As áreas são Saúde, Negócios e Turismo.
Quanto custa a proficiência em espanhol?
Como a maioria das certificações em geral, um teste de proficiência em francês pode variar de acordo com os objetivos do candidato e do seu nível de conhecimento sobre o idioma. Em geral, podem custar de R$ 232 reais até mais de R$ 1 mil.
Onde fazer exame de proficiência em espanhol?
Cada tipo de teste de proficiência em espanhol pode ser feito em determinadas instituições. Como trata-se de uma certificação oficial e com validade internacional, precisa passar por procedimentos mais criteriosos e não podem ser aplicados de qualquer forma.
No Brasil, as principais entidades responsáveis são o Instituto Cervantes, o Centro Cultural da Espanha. Todavia, para fins de certificação para atuar nacionalmente existem algumas provas de proficiência em espanhol realizadas por universidades públicas, privadas ou mesmo cursos de idioma em geral.
Por que fazer uma prova de proficiência em espanhol?
Existem diversos motivos que podem te levar a fazer um teste de proficiência em espanhol. Em geral, existem algumas tendências que você precisa estar atento:
Falantes
O espanhol é um dos idiomas mais falados no mundo. Estima-se que existam mais de 500 milhões de pessoas que falam o idioma. Por isso, dominar a língua e ter um certificado de proficiência em espanhol pode ser útil.
Globalização
O mundo dos negócios está cada vez mais globalizado. Ou seja, diversas instituições estão ampliando a sua rede de atuação pelo mundo. Principalmente na América Latina, onde existem muitos países hispanofalantes, é interessante fazer um teste de proficiência em espanhol para ampliar o leque de opções de carreira.
Turismo e Viagens
Brasileiros que desejam viajar para fora do país costumam, nas primeiras vezes, conhecerem países próximos. Quase todos têm como idioma oficial o espanhol. Dependendo do objetivo da viagem e para ter uma experiência mais completa, pode ser interessante fazer uma prova de proficiência em espanhol.
Trabalho e Estudo
Como vimos, a integração entre países é cada vez maior, ainda mais na América Latina. Seja para estudar, contribuir nos processos de internacionalização de uma empresa ou mesmo trabalhar para uma multinacional, é um diferencial saber a língua. Nesses casos, é indispensável fazer um teste de proficiência em espanhol.
Vem pra Gran Faculdade!
O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa