O Marketing Estratégico, tambem conhecido como estratégia de Marketing, é uma subárea que busca definir algumas iniciativas para otimizar os resultados da área. Ou seja, o foco é potencializar impactos positivos sobre ações e campanhas de acordo com os objetivos e metas estabelecidas para o projeto.
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é estratégia de marketing?
 - Como funciona o marketing estratégico?
 - Quais são os 4 pilares do planejamento estratégico?
 - Como aplicar marketing estratégico?
 - Qual a diferença entre marketing estratégico e marketing operacional?
 - O que faz um profissional de marketing estratégico?
 - Curso de estratégia de marketing
 
O que é estratégia de marketing?
O Marketing Estratégico é um planejamento amplo que busca unir aspectos de mercado e estratégicos de um negócio. Essa função envolve a análise do mercado, a identificação do público-alvo, a definição de posicionamento de marca e afins.
O objetivo da estratégia de marketing é diferenciar a marca no mercado e criar valor para os consumidores. Ao mesmo tempo, busca maximizar o retorno sobre o investimento para a empresa.
Além disso, o marketing estratégico, quando bem elaborado, leva em consideração tanto o ambiente externo quanto o interno da empresa. Ou seja, tanto as oportunidades e ameaças no mercado, como os pontos fortes e fracos da empresa.
Como funciona o marketing estratégico?
O marketing estratégico funciona como a base para todas as atividades de marketing de uma empresa, guiando as decisões e ações para atingir os objetivos de longo prazo. Alguns aspectos essenciais são:
- Análise do ambiente de negócios e tendências de mercado;
 - Estudos de comportamento do consumidor;
 - Atenção as mídias e redes sociais;
 - Pesquisas de mercado;
 - Monitoramento e avaliação;
 - Benchmarketing, estudos comparativos, e afins.
 
Quais são os 4 pilares do planejamento estratégico?
Os 4 pilares do Marketing Estratégico são:
- Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
 - Definição de objetivos e metas;
 - Elaboração de estratégias e táticas;
 - Monitoramento e controle.
 
Como aplicar marketing estratégico?
Confira quais são as etapas do plano estratégico de marketing:
- Análise de mercado;
 - Definição de público-alvo;
 - Posicionamento da marc;a
 - Desenvolvimento do mix de marketing;
 - Implementação das estratégias;
 - Monitoramento e ajustes.
 
Qual a diferença entre marketing estratégico e marketing operacional?
A principal diferença entre o marketing estratégico e o operacional está no foco na forma como cada um se desenvolve na prática.
O marketing estratégico está focado no planejamento de longo prazo e na definição das direções e metas gerais de marketing de uma empresa. Já o marketing operacional é a implementação prática das estratégias definidas pelo marketing estratégico, ou seja, ele lida com as atividades do dia a dia.
O que faz um profissional de marketing estratégico?
As principais funções do profissional de marketing são:
- Análise de mercado e tendências;
 - Desenvolvimento de estratégias de marketing;
 - Definição de metas e objetivos;
 - Planejamento de campanhas;
 - Segmentação e definição de público-alvo;
 - Acompanhamento e análise de desempenho, e outras.
 
Curso de estratégia de marketing
Conheça os cursos de Marketing da Gran Faculdade e destaque-se no mercado. Contamos com diversas ferramentas e materiais para otimizar o seu aprendizado, professores experientes no mercado e mensalidades acessíveis:
- Graduação em Marketing: o curso destaca-se por sua abrangência e versatilidade e foi idealizado para atender à crescente demanda por especialistas em comunicação em diversos setores. O principal objetivo da Gran Faculdade é capacitar os estudantes com habilidades práticas e estratégicas valorizadas pelo mercado.
 - MBA em Marketing e Comunicação Digital: a pós visa capacitar profissionais a implementar estratégias de marketing digital inovadoras e eficazes, que agreguem valor às organizações e gerem resultados mensuráveis.
 
Vem pra Gran Faculdade!
A Gran Faculdade vem mudando a vida de milhares de pessoas por meio de cursos à distância de graduação, pós-graduação e MBA. Seja no digital ou em nosso Campus Presencial em Curitiba, a nossa missão é transformar a educação superior.
Como parte de Sistema Gran de Ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
 - Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
 - Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
 - Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
 - Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
 - Melhores preços do mercado;
 - Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
 - Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
 - Professores experientes e capacitados;
 - Acesso imediato e 100% online.
 
![[BLACK FRIDAY 2025] Banner Promo](https://blog-es-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/27155338/black-friday-gran-1.webp)

	
	  
Participe da conversa