Gestão de Marketing: como se destacar na área?

Conheça mais sobre a Gestão de Marketing, sua importância dentro de uma empresa, funções e mais!

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6 min. de leitura

Extremamente importante dentro de uma empresa e essencial para atingir o público através de técnicas e metodologias, a Gestão de Marketing é definitivamente uma peça importante na realização de pesquisas de mercado e desenvolvimento de estratégias que aumentem os resultados da instituição. 

Mas o que faz um(a) Gestor(a) de Marketing? Quanto tempo, e para que exatamente serve esse curso? Vamos responder isso e muito mais a seguir!

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O que é Gestão de Marketing?

Quando falamos em  Marketing, logo pensamos em divulgação de produtos e publicidade, porém a área abrange muito mais do que apenas isso. Dentro do marketing, também estão englobados as atividades de pesquisa de mercado, definição de preços, estratégias de distribuição, criação de conteúdo, assessoria de imprensa e muitas outras iniciativas com foco nessa relação do negócio com o consumidor.

Com tantas atividades é necessário colocar tudo isso em ordem, certo? E a partir daí a Gestão de Marketing entra em ação, organizando e alinhando todas essas atividades e as pessoas envolvidas para que tenha o melhor resultado e ajudem a empresa a alcançar seus objetivos.

Portanto, a Gestão de Marketing são as práticas de gerenciamento de processos, pessoas e estratégias de marketing com o intuito de gerar valor para o negócio e cumprir metas e objetivos organizacionais.

O que faz a Gestão de Marketing?

A Gestão de Marketing envolve diretamente a análise, planejamento, implementação e controle de estratégias e meios para promover produtos, serviços ou marcas. Ela busca entender os comportamentos do mercado, identificar oportunidades e posicionar a oferta de forma competitiva, visando atender às necessidades dos clientes e alcançar os objetivos da empresa.

Uma parte importante da Gestão de Marketing é o desenvolvimento do chamado mix de marketing, que inclui produto, preço, praça(distribuição) e promoção. A Gestão de Marketing assegura que esses elementos sejam estabelecidos de forma eficaz para gerar valor ao cliente e superioridade competitiva. 

Uma frente importante e atual que também envolve a Gestão de Marketing é a análise de dados e métricas com foco  no desempenho de campanhas e estratégias. É através do monitoramento de forma contínua dessas variáveis do mix de marketing, por exemplo, que permite que ajustes estratégicos sejam feitos de acordo com as mudanças no mercado.

Além disso, a Gestão de Marketing também é responsável por coordenar a comunicação externa e interna da empresa, garantindo que a mensagem da marca seja eficaz e alinhada em todos os canais. Isso inclui o gerenciamento de campanhas publicitárias, marketing digital e outras formas de comunicação. 

Dessa forma, o objetivo final  da Gestão de Marketing é construir e manter uma imagem sólida de uma marca, que converse positivamente com o público alvo e promova o crescimento da empresa.

Quem faz a Gestão de Marketing?

Mas dentro de uma empresa ou organização, que coordena as ações de Marketing? O(a) profissional responsável  por todas as atribuições que vimos no decorrer do texto é o(a) Gestor(a) de Marketing. A pessoa que estiver à frente deste cargo comandará a área de marketing da empresa, principalmente as operações, campanhas e estratégias da organização. 

Portanto, a pessoa gestora de marketing estará envolvida em diversas divisões do setor, podendo ser essas:

  • Copywriting: responsável pela escrita persuasiva e escrita de e-mails marketing, conversa diretamente com o público alvo e precisa convencer com as palavras;
  • CRM(Customer Relationship Management): A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como também é conhecida, é responsável por mapear o comportamento e o perfil do cliente, coletar também todas as informações sobre quem está do outro lado, podendo ser: nome, telefone, endereço, e-mail, quais ações a pessoa faz dentro do site, quais produtos ou serviço ela já comprou e etc;
  • Criação de Conteúdo: O setor é responsável por conversar com o público que ainda não sabe que precisa do serviço, ou não conhece, a área produz conteúdos relevantes e de valor para as pessoas, crescendo sua rede de cliente e potenciais clientes;
  • Eventos: Esta é uma área responsável por organizar ações para divulgar produtos e serviços, beneficiando-se do envolvimento das pessoas e, assim, facilitando experiências, negócios e parcerias. Os eventos podem ser tanto presenciais, como conferências, quanto online e como webinars;
  • Marketing Digital: Na Gestão de Marketing Digital, a empresa trabalha com um conjunto de ferramentas e técnicas que permitem promover uma marca, produto ou serviço online, em diferentes canais online, como site, e-mail, redes sociais e aplicativos.

O(a) Gestor(a) poderá comandar ainda outros possíveis setores que estão sob a responsabilidade do Marketing, como: Vendas e Publicidade, Endomarketing, Gestão de Sucesso do Cliente, Gestão de Marca e Performance.

O que faz um Gestor de Marketing?

De forma geral, o Gestor de Marketing é responsável por planejar e implementar estratégias que promovam os produtos e serviços de uma empresa. Essa pessoa irá definir o público alvo, analisar o mercado e liderar a execução de campanhas que alinham a marca com as necessidades do consumidor.

Por fim, o Gestor de Marketing controla o orçamento direcionado para as ações de marketing, garantindo um investimento preciso. Ele é essencial para fortalecer a marca no mercado e alcançar resultados significativos.

Qual a importância do Gestor de Marketing para a empresa?

Como vimos anteriormente, a pessoa Gestora de Marketing é a responsável direta por fazer a engrenagem do marketing da empresa girar, pois ela alinha os interesses da empresa e converte em possíveis ações de consumo através das atividades dos seus setores.

O Gestor dessa área precisa ter um relacionamento próximo não só com os coordenadores, mas também com as demais divisões que envolvem o departamento, para assim,   saber precisamente em qual frente cada um está trabalhando e se necessitam de algum dado ou investimento específico para a execução de alguma campanha.

Quanto ganha um Gestor de Marketing?

O profissional de Marketing, por ser responsável por uma frente importante de receita de uma empresa, tem uma remuneração atrativa 

Sites especializados em recrutamento e seleção demonstram que o salário pode variar entre 3 mil a 8 mil reais por mês. Por outro lado, em multinacionais e empresas de grande porte, o salário de uma pessoa gestora de marketing pode chegar a 20 mil reais. 

A depender do nível de faturamento da empresa, podem ser incluídos outros benefícios como bônus, comissões e participações nos lucros.

Quais são os pilares da Gestão de Marketing?

A Gestão de Marketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa, como vimos anteriormente. E para esse sucesso, o Gestor deve atuar em diversas áreas diferentes.

Por ser complexo e ser cada vez mais dinâmico, o marketing possui diversas abordagens, seja na alocação de recursos, no trato com o cliente ou na relação com o consumidor.O 

Porém o Marketing possui uma base teórica que é composta por 4 pilares fundamentais que sustentam essa gestão. Confira abaixo quais são:

  • Pessoas: É o primeiro pilar e o coração de qualquer estratégia de marketing. Uma equipe qualificada e motivada é crucial para criar, implementar e ajustar as estratégias de marketing com agilidade e eficiência;
  • Ferramentas de Gestão, Produtividade e Performance: O segundo pilar envolve as ferramentas que ajudam na gestão e avaliação de resultados. Essas ferramentas permitem otimizar processos, analisar dados e ajustar as estratégias para maximizar o desempenho;
  • Estratégia: Este terceiro pilar guia todas as ações do marketing. Uma estratégia bem definida leva em conta o mercado, as tendências e os concorrentes, orientando as decisões e ações que poderão levar ao sucesso das metas estabelecidas;

Investimento:  Por fim, o quarto pilar é o investimento, que deve ser bem planejado para garantir um melhor retorno. Investir em campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos é essencial para o crescimento do negócio.

Curso de Marketing é superior?

Sim, o curso de Marketing é um curso superior! O tecnólogo em Marketing é um curso de graduação, que ao concluir a formação entrega ao aluno um diploma de nível superior.

Essa formação é essencial para quem deseja se destacar na área e buscar sua ascensão no meio do marketing. 

Além disso, a graduação em Marketing também abre caminhos para concursos de nível superior, trazendo mais ofertas de emprego para alunos e graduados.

Curso de Gestão de Marketing

Com remuneração atrativa e um crescimento exponencial da área no Brasil, talvez você tenha ficado(a) interessado(a) em trabalhar com Gestão de Marketing, certo?

Além disso, pode ter  surgido a dúvida: como faço para trabalhar com Gestão de Marketing? 

O Curso de Marketing da Gran Faculdade é uma das melhores portas de entrada para trabalhar na função, pois não basta ter apenas conhecimento prático sobre a área, mas também teórico. 

A graduação da Gran Faculdade conta com professores qualificados e prepara você para atuar em múltiplas funções com conhecimento abrangente e completo, formando você para ser um(a)  gestor(a) diferenciado(a) frente  ao mercado de trabalho.

Portanto, se você tem interesse em conhecer mais sobre o curso, clique aqui.

O que se estuda no curso de Marketing?

O curso de Marketing da Gran Faculdade é dividido em 4 semestres,  conta com uma grade curricular completa e com matérias diversas, que deixará você pronto para qualquer  oportunidade no mercado de trabalho.

Alguns conteúdos que serão abordados são:

  • Neuromarketing: para compreender como o cérebro humano reage a estratégias de venda;
  • Conteúdo Digital e Storytelling: a prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor para ele e para a marca;
  • Marketing Digital: para entender e saber trabalhar com as ferramentas da internet, aumentando a interação com os clientes e o alcance da empresa;
  • Gente e Gestão: Como gerenciar pessoas, e comandar equipes. Irá entender como agir perante a particularidade de cada um, e como extrair o melhor de seus funcionários, comandando um grupo satisfeito e motivado.

Curso de Marketing na Gran Faculdade 

Na Gran Faculdade, você faz sua graduação em Marketing EAD estudando de onde estiver, de acordo com seu tempo e rotina!

Além disso, ao longo do tecnólogo em Marketing da Gran Faculdade, você pode aprofundar seus conhecimentos em uma das ênfases do curso:

  • Marketing Digital: visa promover produtos, serviços ou marcas no ambiente online, conectando-se de maneira rápida e abrangente com uma audiência global, por meio de estratégias e ferramentas digitais dentro do escopo do Marketing;
  • Gestão de Tráfego: forma especialistas em gestão e otimização de campanhas em sites, páginas de destino ou outros canais digitais e desenvolve as habilidades de gerar leads e conversões, aumentar o tráfego qualificado e alcançar metas e objetivos de negócio acompanhando tendências e inovações.

Ambas são áreas de atuação extremamente visadas pelo mercado de trabalho, com boas possibilidades para sua carreira.

Faça sua matrícula e aproveite vantagens como:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

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