O processo de alfabetização e letramento é o início da jornada educacional para que as crianças (ou adultos, em alguns casos) aprendam a ler, escrever e se comunicar com a língua portuguesa para além da oralidade.
Por isso, dentro da Pedagogia e da educação básica é uma das bases essenciais para toda a continuação da aprendizagem.
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A seguir, vamos entender um pouco melhor sobre esse processo. Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- O que é o processo de alfabetização e letramento?
- Qual a diferença entre alfabetização e letramento?
- Quais são as melhores práticas para a alfabetização e letramento?
- Como trabalhar com alfabetização e letramento?
- Faculdade de Pedagogia do Gran: aproveite as vantagens e comece hoje mesmo!
O que é o processo de alfabetização e letramento?
Alfabetização e letramento é um processo complementar que fornece o conhecimento necessário para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação oral ao longo da educação básica infantil.
Enquanto a alfabetização forma a base de interpretação de sinais e códigos da língua, como o alfabeto (mas não só com ele), o letramento é a forma de colocar isso em prática possibilitando a leitura e a escrita, de fato.
Portanto, ambas são etapas complementares fundamentais para o desenvolvimento adequado no ambiente escolar e fora dele.
Qual a diferença entre alfabetização e letramento?
A alfabetização é o conjunto de técnicas utilizadas para que o aluno(a) saiba:
- Reconhecer letras;
- Aprender a utilizar os materiais para escrita (papel, lápis, etc.);
- Criar relação entre som e letra;
- Reconhecer partes do sistema da escrita, como a formação de sílabas e palavras.
Por sua vez, letramento ou literacia é a etapa de aprendizagem em que a criança se torna capaz de praticar essas técnicas, sendo capaz de praticar a leitura e a escrita.
Vale ressaltar que esse processo, idealmente, é feito para crianças nos anos iniciais da educação infantil. No entanto, o Brasil possui cerca de 10 milhões de jovens e adultos analfabetos, por isso, também há uma grande parcela de pessoas adultas que estão passando ou ainda não passaram pelo processo de alfabetização e letramento.
Isso implica na limitação de uma série de direitos e garantias básicas, já que essas pessoas basicamente utilizam a comunicação oral para todas as tarefas básicas e questões cotidianas.
Com isso, passam também pela precarização do trabalho, muitas vezes tendo que atuar apenas no mercado informal, o que colabora com a ampliação da desigualdade social e dificultam a autonomia social e financeira.
Quais são as melhores práticas para a alfabetização e letramento?
O processo de alfabetização e letramento deve ser conduzido respeitando o estilo de aprendizagem e o tempo adequado para cada pessoa. Por isso, é uma área de estudo fundamental da Pedagogia.
As melhores práticas para a alfabetização e letramento incluem propostas e atividades que trabalham com o lúdico. Por exemplo:
- Jogo da memorização de letras e seus sons;
- Brincadeiras de encontre a palavra, como cruzadinhas e caça-palavras;
- Associação de objetos do contexto social, por exemplo, A de abacaxi, B de bola, etc.;
- Estímulo a leitura de livros infantis adequados para a faixa etária, colocando a criança como leitora da página como um todo (associando as falas às imagens);
- Jogos com sílabas e palavras cotidianas;
- Músicas para reforçar os sons e fonemas, ajudando na memorização e vocalização, entre outras.
Existem diversos formatos e opções que auxiliam esse processo, mas cabe ao(à) educador(a) identificar o nível educacional de cada estudante, individualizando as ações possíveis para tornar a sala de aula um ambiente inclusivo e nivelado, que facilite o desenvolvimento infantil (ou adulto).
Como trabalhar com alfabetização e letramento?
Existem duas principais possibilidades de trabalhar com alfabetização e letramento: atuando na educação básica infantil nos anos iniciais ou com a educação para jovens e adultos (EJA).
Em ambos os caminhos, o melhor curso para preparação profissional é o de Licenciatura em Pedagogia, que conta com uma disciplina específica para alfabetização e letramento.
Além disso, ao longo da formação, é possível desenvolver habilidades para entender a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, estratégias lúdicas de ensino e muito mais.
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