TCC: o que é, tipos e como escrever? Confira!

Você já deve ter ouvido falar em TCC, dissertação, tese, artigo científico e tantos outros formatos de trabalhos acadêmicos. Mas você sabe a diferença entre eles? Nesse artigo vamos te mostrar!

Por
6 min. de leitura

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e todos os outros tipos de trabalhos acadêmicos. Muitos deles assombram os universitários, mas no fundo não são nenhum bicho de sete cabeças. Basta dedicação e comprometimento com os estudos para que tudo corra bem.

De toda forma, apesar de não serem nenhum monstro, esses trabalhos têm algumas diferenças entre si. Por isso, hoje nós vamos desvendá-las para você:

 O que é TCC?

O famoso e muitas vezes temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é, como o próprio nome diz, um trabalho acadêmico pré-requisito para sua certificação em um curso. Geralmente esse curso é de ensino superior, uma graduação ou pós-graduação lato sensu. No entanto, ele pode ser aplicado a outras modalidades também.

O TCC no geral pode assumir diferentes formatos: seminários, artigos, monografias, entre outros. Dessa forma, o objetivo é comprovar que o estudante capacitou-se técnica e praticamente em determinada área.

Tudo vai depender do nível da formação e das diretrizes para elaboração do TCC de acordo com a modalidade definida pela instituição. Ou seja, dissertação, tese e monografia são tipos de TCC.

Cabe destacar que, no meio acadêmico, o uso do termo TCC está popularizado para as monografias de graduação e pós-graduação lato sensu. No caso da pós-graduação stricto sensu, usa-se os termos dissertação e tese para os cursos de mestrado e doutorado, respectivamente.

Agora você já sabe que quando alguém falar de TCC, provavelmente ela concluiu algum curso (muito provavelmente uma graduação ou pós). E quando falarem de dissertação e tese, você também já vai saber que a pessoa tem mestrado e/ou doutorado.

O que significa TCC?

No meio acadêmico, a sigla TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso.

Tipos de TCC

Agora que entendemos que o que é TCC no geral, vamos falar das diferenças entre os trabalhos mais populares no ensino superior:

Monografia

As monografias são trabalhos textuais, funcionam como uma espécie de relatório. Como todo TCC, envolve uma pesquisa ou estudo de caso aprofundado sobre determinado tema, orientado por um professor orientador e avaliado por mais dois professores ou profissionais da área.

A monografia e alguns outros trabalhos acadêmicos costumam possuir entre 40 e 65 páginas que devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT foi fundada em 1940 e é quem define os padrões de formatação técnico-científica no país. Além disso, esse tipo de trabalho também costuma passar por uma apresentação oral. Ou seja, é uma avaliação mais complexa.

A monografia é um TCC opcional nos cursos de pós-graduação lato-sensu, mas é obrigatória na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tudo depende da instituição e do formato que ela determinar. Fique atento na hora de escolher uma instituição.

Dissertação

No mesmo modelo de uma monografia, a dissertação também é um TCC que deve seguir as normas da ABNT e passar por uma apresentação oral. Além disso, nesse formato o estudante deve escrever um trabalho entre 120 e 180 páginas.

Todavia, a dissertação não é opcional e é aplicada apenas em cursos de pós-graduação stricto sensu, onde se obtém o título de mestrado. Não existe dissertação de pós-graduação lato sensu.

Em geral, a dissertação de mestrado deve ser um TCC um pouco mais densa que uma monografia. Afinal, durante o mestrado o estudante possui um ano para cursar as disciplinas e um ano inteiro para se dedicar ao seu estudo. Espera-se que ele apresente resultados relevantes e que contribuam efetivamente para a sociedade.

Tese

Nos mesmos moldes da dissertação e monografia, a tese é um TCC obrigatório de doutorado que costuma possuir a partir de 220 páginas. Ela também não existe na pós-graduação lato sensu, apenas na pós-graduação stricto sensu onde é obrigatória.

Costuma ser um TCC denso e extremamente específico desenvolvido ao longo de 4 anos. A pessoa deve fazer uma pesquisa bastante inovadora e detalhada sobre determinado assunto e, da mesma forma que os demais trabalhos da pós-graduação stricto sensu, passa por uma rígida avaliação.

Artigo científico

Além da monografia, a pós-graduação lato sensu pode optar por um artigo científico como TCC. Trata-se de um texto mais enxuto: entre 12 e 20 páginas sobre algum assunto da área. Não precisa ser algo denso como na monografia, pode ser um pouco mais geral, mas deve seguir as normas da ABNT.

Diferente dos demais trabalhos, o artigo científico é um tipo de TCC comum na pós-graduação lato sensu. Todavia, ele também é comum na pós-graduação stricto sensu como uma forma de medir a produtividade. Ou seja, além de se dedicar à dissertação ou tese,o aluno ainda é incentivado a publicar artigos científicos como uma espécie de atualização da sua pesquisa.

Seminário

O modelo mais diferenciado de TCC são os seminários. Ainda que sejam comuns em ambos os tipos de pós-graduação, os seminários só são modalidade de TCC na pós-graduação lato sensu. De resto, ele é comum como apresentação de trabalhos em disciplinas e/ou eventos acadêmicos.

Os seminários são apresentações orais sobre determinado tema ou estudo de caso. Geralmente o candidato apresenta sobre um assunto do seu TCC a alguns especialistas da área, a partir da formação e do conhecimento obtido ao longo do curso. Costuma ter um tempo pré-determinado e é um formato um pouco mais flexível que os demais, uma vez que permite o uso de outros tipos de ferramentas além do texto

Como funciona o TCC?

O TCC é qualquer tipo de trabalho que serve de pré-requisito para obtenção de um certificado ou diploma.

Como fazer um TCC?

Antes de fazer um TCC é preciso saber qual formato do trabalho a instituição que você estuda definiu. A partir daí, procure a secretaria acadêmica para obter mais informações sobre o prazo para execução e quais outros procedimentos você deve estar atento.

Temas para TCC

Geralmente os temas para TCC são escolhidos pelo aluno com a ajuda de um professor orientador. É ideal que envolva alguma área de interesse de ambos para que o trabalho possa fluir de maneira mais tranquila. Além disso, é ideal que envolva a área de formação em questão.

Onde pesquisar artigos para TCC?

Alguns lugares onde você pode procurar artigos para TCC são:

  • Periódios CAPES;
  • Scielo;
  • Google Schoolar;
  • Bibliotecas;
  • Referências bibliográficas de artigos relacionados;

Quais tipos de metodologia para TCC?

Existem diversos tipos de métodos de pesquisa. Confira o nosso artigo sobre o tema para te ajudar a entender melhor qual escolher: Metodologia de pesquisa: tire as principais dúvidas!

Como escrever um TCC?

Veja alguns detalhes sobre como escrever um TCC:

Quantas páginas tem um TCC?

Depende do tipo de TCC que você estiver escrevendo. Em geral, não existe um número pré-definido, mas o comum é:

  • Monografia: entre 40 e 70 páginas
  • Dissertação: entre 120 e 180 páginas
  • Tese: a partir de 200 páginas
  • Artigo: 10 a 20 páginas

Resumo de TCC

O resumo de TCC deve conter as principais motivações e ideias do seu trabalho, mas não precisa conter nenhum tipo de conclusão. Ele serve para que as pessoas possam desde o início ter uma prévia sobre o que será abordado.

Agradecimentos para TCC

Nos agradecimentos para TCC você pode demonstrar sua gratidão, que será eternizada no documento, as pessoas que te apoiaram e/ou contribuíram para a sua jornada. É comum também que as pessoas agradeçam a professores, grupos de pesquisa e agências financiadoras de recursos. No entanto, essa seção do TCC costuma existir apenas em monografias, dissertações e teses.

Sumário de TCC

O sumário de TCC é o índice do seu trabalho, onde constam os capítulos e as respectivas páginas onde se iniciam.

Justificativa TCC

A justificativa do seu TCC, também conhecida como motivação, é uma seção para explicar a origem das discussões exploradas ao longo do texto. Dessa forma, o objetivo aqui é explorar as pontas soltas que o seu trabalho vai tentar aproximar.

Como fazer introdução de TCC?

A introdução de TCC deve ser a abordagem inicial do seu trabalho. Ou seja, ela é o ponto de partida para ambientalizar os leitores sobre o que você vai falar. Costuma trazer os tópicos gerais e envolver alguns aspectos da justificativa, mas não conclui nada. Basicamente, a ideia é apresentar o tema de forma superficial e como ele será abordado ao longo do trabalho.

Metodologia TCC

A metodologia de TCC é a forma como você construiu e fez a sua pesquisa: critérios, normas, padrões e outros fatores que devem ser registrados e desenvolvidos ao longo da pesquisa. Existem muitos métodos de pesquisa e é preciso tê-los de forma clara na hora de explicar de que modo você conseguiu os dados, analisou e concluiu o que está expondo.

Como fazer conclusão de TCC?

A conclusão de TCC é uma espécie de retomada dos principais aspectos desenvolvidos ao longo do texto. É comum que as pessoas também chamem essa seção de “considerações finais”, quando não há exatamente uma conclusão, mas impressões e tendências sobre o que foi estudado.

Normas ABNT para TCC

Muita gente tem dúvidas sobre as Normas ABNT para TCC. Elas são parâmetros de formatação para normatizar esse tipo de trabalho, garantindo a padronização, rigor e autoridade científica. Existem diversos critérios para estar atento e você pode conferir no nosso artigo sobre Regras ABNT.

Onde colocar a ficha catalográfica no TCC?

A ficha catalográfica deve constar nas primeiras páginas do TCC, logo depois da capa. Essa ficha deve ser solicitada junto a biblioteca da sua instituição quando o trabalho já tiver finalizado.

Qual a diferença entre TCC e monografia?

A principal diferençca entre TCC e monografia é o seu conceito: enquanto o TCC é todo tipo de trabalho final de um curso, a monografia é um tipo de TCC específico de cursos de graduação.

Como apresentar um TCC?

Na hora de apresentar um TCC é ideal que você se atente a detalhes como:

  • Apresentação de Slides;
  • Banca examinadora;
  • Domine os principais tópicos do seu trabalho;
  • Fique atento as perguntas;
  • Deixe claro os limites e desafios do seu estudo;
  • Ressalte as principais conclusões.

Quanto tempo dura uma apresentação de TCC?

Geralmente a apresentação de TCC dura entre 1 e 2 horas, mas apenas 20 minutos é de apresentação. O tempo restante é para comentários, resposta aos comentários e debates finais.

TCC é obrigatório?

Não, o TCC é opcional para alguns cursos de graduação e para cursos de pós-graduação lato-sensu. Todavia, muitas instituições, alguns cursos de graduação e na pós-graduação stricto-sensu ele é obrigatório. É importante consultar a instituição antes de se inscrever.

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
6 min. de leitura