Matrícula de Pós-Graduação: passo a passo para fazer a sua!

O primeiro passo para garantir o seu diferencial no currículo com a conquista de uma especialização é por meio da matrícula de pós

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6 min. de leitura

A especialização é uma modalidade de aperfeiçoamento focada especialmente nas habilidades profissionais. Podendo ser concluída em menos tempo do que os cursos de mestrado e doutorado, ela possibilita que você se torne especialista no assunto escolhido, refinando a sua atuação de maneira ainda mais direta na sua área.

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Se você decidiu conquistar o seu diferencial curricular, a realização da matrícula de pós-graduação é o primeiro passo! Ao longo do conteúdo, você confere o passo a passo para realizar a sua matrícula de pós-graduação, fica por dentro da lista de documentos necessária e também tira todas as principais dúvidas sobre o processo:

Matrícula de pós-graduação: como escolher o curso?

Antes de realizar a sua matrícula de pós-graduação, é essencial conferir alguns detalhes sobre o seu curso de preferência!

Existem diversos cursos para determinado tema de especialização: basta fazer uma pesquisa rápida no buscador e você encontrará muitas opções de cursos de especialização para Direito Constitucional, por exemplo. Mas como escolher entre eles?

Veja abaixo as principais dicas de como refinar a sua procura e encontrar o melhor curso para realizar sua matrícula de pós-graduação!

Busque saber mais sobre a Instituição de Ensino

Você pode fazer isso acessando o site institucional e redes sociais, por exemplo. Busque filtrar o que está sendo dito em comentários sobre a experiência de alunos com a Instituição de Ensino, qual é a metodologia do local e quais são os recursos oferecidos.

Verifique o conteúdo programático do curso

Assim você compreende qual será o direcionamento do curso, habilidades trabalhadas e pode avaliar se são interessantes para você e sua experiência profissional.

Verifique o corpo pedagógico

É importante poder contar com professores capacitados na área em que estão ministrando conhecimentos. Sempre que possível, fique a par dos nomes e realize buscas sobre os currículos e qualificações.

Confirme se o curso é reconhecido pelo MEC

Um curso de pós-graduação só é válido como uma qualificação desse tipo se for reconhecido pelo MEC. Para isso, é necessário que tenha uma carga horária mínima de 360 horas e que seja oferecido por uma Instituição de Ensino autorizada.

Avalie a modalidade

Um curso de especialização pode ser presencial, semipresencial e 100% remoto. Ficar a par dessas características antes de realizar a matrícula de pós-graduação, é essencial para que você possa se programar.

Considere o custo-benefício

O preço pode ser um fator muito importante na sua escolha. Assim, é importante pesquisar se aquele programa cabe no seu orçamento e se existe a possibilidade de obter descontos, por meio de cupons, por exemplo. É importante também tomar cuidado para não levar apenas esse fator como pré-requisito para a escolha e ficar preso em um curso de péssima qualidade.

Saiba mais sobre os métodos de avaliação, aulas e calendário

O formato de cursos de pós-graduação EAD pode variar consideravelmente: enquanto em alguns casos, o calendário é completamente flexível, em outros existe uma limitação e divisão semestral para cumprir as atividades. Analogamente, algumas Instituições podem requisitar que os alunos compareçam presencialmente em algum momento para realizar as avaliações, por exemplo.

Depois de avaliar todos esses pontos e constatar que o curso de especialização é adequado para você, o próximo passo é realizar a sua matrícula de pós-graduação!

Como fazer matrícula de pós-graduação lato-sensu?

A matrícula em uma pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) é, em geral, um processo mais direto e administrativo, focado na qualificação profissional. As etapas costumam ser as seguintes:

  1. Pesquisa e escolha do curso: o primeiro passo é pesquisar a instituição e o curso desejado, verificando se ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
  2. Processo seletivo simplificado: diferente do mestrado e doutorado, o processo seletivo para uma especialização é geralmente mais simples. Pode envolver:
    • Análise curricular: envio do currículo para avaliação da trajetória acadêmica e profissional;
    • Carta de intenção: pode ser solicitado um texto explicando por que você deseja fazer o curso;
    • Inscrição direta: especialmente no EAD, possuem um processo de matrícula direta, sem uma seleção classificatória.
  3. Envio da documentação: após a aprovação na seleção (ou no ato da inscrição), o candidato deve apresentar os documentos necessários, que geralmente incluem:
    • Cópia do Diploma de Graduação (ou declaração de conclusão);
    • Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
    • Cópia do RG e do CPF;
    • Cópia do Comprovante de Residência;
    • Uma foto 3×4.
  4. Efetivação da Matrícula: a matrícula é confirmada com a assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais e o pagamento da primeira mensalidade ou da taxa de matrícula.

Como fazer matrícula de pós-graduação stricto-sensu?

O ingresso em uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) é um processo seletivo acadêmico e competitivo, muito mais complexo que o de uma especialização. O objetivo é selecionar pesquisadores com potencial. As etapas são:

  1. Pesquisa e contato prévio: o candidato deve pesquisar programas de pós-graduação recomendados pela Capes, suas linhas de pesquisa e, fundamentalmente, os professores que atuam nelas. É altamente recomendável entrar em contato com um potencial professor orientador antes do processo seletivo para apresentar suas ideias de pesquisa e verificar o interesse mútuo.
  2. Leitura do edital: cada programa de mestrado ou doutorado publica um edital de seleção com todas as regras, prazos, número de vagas e etapas do processo. A leitura atenta deste documento é obrigatória.
  3. Inscrição e submissão de documentos: o candidato se inscreve e envia a documentação exigida, que, além dos documentos pessoais, inclui:
    • Currículo Lattes atualizado;
    • Projeto de pesquisa detalhado, que é uma das peças mais importantes da seleção;
    • Cartas de recomendação de professores.
  4. Etapas do processo seletivo: o candidato é submetido a uma série de avaliações eliminatórias e classificatórias, que podem incluir:
    • Análise do projeto de pesquisa e do Currículo Lattes;
    • Prova de conhecimentos específicos sobre a área de pesquisa;
    • Prova de proficiência em língua estrangeira (geralmente inglês, mas pode variar);
    • Entrevista com uma banca de professores do programa.
  5. Matrícula: apenas os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas oferecidas no edital estarão aptos a realizar a matrícula institucional, que então segue um rito administrativo de entrega de documentos.

Quem pode se matricular na Pós-Graduação da Gran Faculdade?

ara iniciar sua especialização conosco, o requisito fundamental é já ter concluído o ensino superior. Nossos cursos de pós-graduação lato sensu estão abertos a todos que se enquadram nos seguintes perfis:

  • Portadores de diploma de graduação: aceitamos alunos com diploma de bacharelado; licenciatura; ou tecnólogo.
  • Conclusão anterior à matrícula: é indispensável que a data de conclusão da sua graduação seja anterior à data de matrícula na pós-graduação.
  • Diversidade de áreas: você pode se matricular em uma pós-graduação de uma área não relacionada à sua graduação. O único pré-requisito é possuir um diploma de nível superior emitido por uma instituição credenciada pelo MEC.

Quais documentos são necessários para a matrícula?

Para que sua matrícula seja efetivada, você precisará organizar e enviar a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Para estrangeiros: RNE, RNM (Registro Nacional Migratório) ou documentos de identidade emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores Brasileiro;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de Residência;
  • Diploma de Graduação (frente e verso);
  • Histórico da Graduação (deve conter a grade de disciplinas, notas e, se houver, o tema do TCC).

Observação importante: todos os arquivos devem ser enviados em formato PDF, estar legíveis e incluir a frente e o verso de cada documento.

Como enviar seus documentos: um passo a passo detalhado

O envio é feito de forma 100% digital, diretamente na sua plataforma de estudos. Siga os passos:

  1. Acesse o Ambiente Virtual do Aluno (AVA) e, no menu lateral esquerdo, clique na opção “Documentação”.
  2. Na tela seguinte, você verá os campos para cada documento solicitado. Faça o upload de cada arquivo no local correspondente (ex: o arquivo do RG na área “RG”).
  3. Antes de enviar, verifique se os arquivos cumprem os seguintes requisitos:
    • Estão legíveis e são a versão mais recente;
    • Incluem o mesmo nome usado no seu cadastro;
    • Não excedem o tamanho total de 3 MB;
    • Estão em formato PDF.
  4. Após incluir todos os documentos, marque a caixa de seleção declarando a veracidade das informações e clique em “Enviar a documentação”.

Após o envio, nossa equipe acadêmica fará a análise e aprovação da sua documentação.

Principais dúvidas sobre a documentação e os prazos

Confira abaixo as principais respostas e perguntas sobre o tema! Caso você tenha alguma pergunta sobre a matrícula de pós-graduação que não foi respondida aqui, compartilhe conosco nos comentários!

Qual é o prazo para enviar os documentos?

Você tem um prazo de até 60 dias após a data da sua matrícula para enviar toda a documentação necessária através do AVA.

Ainda não tenho o diploma, posso me matricular?

Sim. No ato da matrícula, aceitamos a Declaração de Conclusão de Curso, desde que a data da colação de grau seja anterior à matrícula na pós.

No entanto, o envio do Diploma de Graduação continua sendo obrigatório e deve ser feito no prazo de 60 dias, assim como os demais documentos pendentes.

Em quanto tempo minha documentação será analisada?

Após o envio, nossa equipe irá analisar e aprovar a documentação em um prazo de até 60 dias.

Sim! A pós-graduação é um aperfeiçoamento de nível superior que aceita tanto o ingresso de alunos que concluíram o curso de graduação quanto o curso tecnólogo. Assim, se você tiver a certificação do seu curso tecnólogo, poderá enviá-la normalmente.

A única limitação nesse sentido é para cursos técnicos, que são de nível médio. Ou seja, não são de nível superior e, com isso, não habilitam o aluno para nenhum tipo de pós.

Vou fazer pós-graduação EAD: preciso assinar o contrato de matrícula presencialmente?

Caso você esteja ingressando em uma pós-graduação EAD, é comum que a assinatura do contrato também seja realizada de maneira remota. É claro que isso  também depende da Instituição de Ensino. Por isso, é importante verificar!

Na Gran Cursos Pós-Graduação, você pode realizar a sua matrícula de pós-graduação e todas as demais etapas da sua especialização de maneira 100% remota.

Os documentos precisam ser autenticados em Cartório?

Isso vai depender da Instituição de Ensino. Contudo, essa obrigatoriedade tem sido cada vez mais incomum em processos de matrícula de pós-graduação. Em geral, basta que as imagens estejam nítidas e que você assegure a veracidade de toda a documentação enviada.

As aulas só ficam disponíveis depois da validação da documentação?

Na Gran Cursos Pós-Graduação, o acesso às aulas e ao curso é liberado assim que você realiza o pagamento total do programa ou a primeira mensalidade. Contudo, é importante que você envie a documentação em até 60 dias após a aquisição.

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

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