O campo da inteligência de mercado tem se destacado cada vez mais, principalmente no setor privado. A área busca analisar tendências e principais oportunidades de negócio para uma empresa de acordo com seus objetivos e campos de atuação.
Profissionais nessa área são muito requisitados e contam com excelentes remunerações.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
- O que é inteligência de mercado?
- Como surgiu a inteligência de mercado?
- Como funciona a inteligência de mercado?
- O que faz um analista de inteligência de mercado?
- Quais são os desafios na implementação da inteligência de mercado?
- Inteligência de mercado e análise de dados
- Quanto ganha um profissional de Inteligência de Mercado?
- Qual a importância da inteligência de mercado para o sucesso empresarial?
- Como trabalhar com Inteligência de Mercado?
Destaques: |
O que é inteligência de mercado?
A inteligência de mercado é um campo da área de marketing que busca obter informações e dados para otimizar a tomada de decisões. Além disso, a área é fundamental para obtenção de ideias, analisar oportunidades e se manter atualizado sobre tendências da área de atuação em questão.
Com isso, a inteligência de mercado é fundamental para uma série de setores da sociedade. Esse campo de atuação mescla uma série de habilidade técnicas e interpessoais das áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Processos e Projetos e também Ciência de Dados.
Como surgiu a inteligência de mercado?
A inteligência de mercado surge principalmente a partir da popularização do acesso a tecnologia atrelado a publicidade. Cada vez mais se tornou interessante para os negócios entender e conhecer o seu público alvo com o objetivo de propor soluções e aumentar as vendas.
Desse modo, a inteligência de mercado foi se consolidando enquanto principal área responsável por isso. Ela monitorara o campo de atuação de um setor de modo a identificar potenciais inovações e tecnologias para as necessidades dos clientes.
Como funciona a inteligência de mercado?
A inteligência de mercado funciona através da coleta, análise e interpretação de dados relevantes para o negócio, com o objetivo de gerar insights que auxiliem na tomada de decisões estratégicas. Entenda:
Qual é a finalidade da inteligência de mercado?
Em resumo, a finalidade da inteligência de mercado é obter dados e informações que potencializem resultados positivos de uma instituição.
Esse processo envolve o monitoramento constante de tendências de mercado, comportamento do consumidor, atividades da concorrência, e mudanças no ambiente econômico e regulatório. Isso permite a antecipação de mudanças, adaptaçao das estratégias e identificação de oportunidades.
Como implementar inteligência de mercado na minha empresa?
Implementar inteligência de mercado em uma empresa requer uma abordagem estruturada e estratégica. Confira alguns passos importantes:
- Definir os objetivos a serem alcançados;
- Estabelecer um processo sistemático de coleta e análise de dados;
- Promover uma cultura organizacional que valorize o uso de dados na tomada de decisões.
Quais são as ferramentas de inteligência de mercado mais utilizadas?
As principais ferramentas de inteligência de mercado são:
- Power BI;
- Tableau;
- SemRush;
- CRM;
- Salesforce, e afins.
Qual a diferença entre inteligência de mercado e pesquisa de mercado?
A diferença entre pesquisa e inteligência de mercado está na abrangência de cada uma no que se refere ao estudo e análise dos dados.
Enquanto a pesquisa de mercado envolve a coleta de dados específicos sobre um tema, a inteligência de mercado é um processo contínuo e abrangente, que envolve a análise de uma variedade de fontes de dados, tanto internas quanto externas, para fornecer uma visão estratégica contínua do mercado.
As três principais funções da inteligência de mercado
As 3 principais funções da inteligência de mercado são:
- Indicar os principais dados e informações relevantes para o negócio;
- Estudar, monitorar e analisar os dados obtidos;
- Compartilhar os conhecimentos adquiridos com diferentes profissionais e setores.
Como a inteligência de mercado pode ajudar na tomada de decisões?
A inteligência de mercado possibilita uma compreensão clara das tendências de mercado, do comportamento do consumidor e das atividades da concorrência. Esse contexto permite que as empresas possam tomar decisões mais informadas e alinhadas com as realidades do mercado.
Por exemplo, ao identificar uma mudança no comportamento do consumidor, uma empresa pode ajustar sua estratégia de marketing ou desenvolver novos produtos para atender a essa demanda. Isso ajuda a reduzir riscos e potencializar resultados positivos.
O que faz um analista de inteligência de mercado?
Um analista de inteligência de mercado é responsável por:
- Analisar dados do setor em que atua;
- Gerar ideias, projetos e processos;
- Estudar oportunidades de negócio;
- Otimização de processos;
- Observar tendências de mercado;
- Produzir relatórios para tomada de decisão;
- Análise de dados e desenvolvimento de sistemas e muito mais!
Quais são os desafios na implementação da inteligência de mercado?
Alguns desafios na implementação da inteligência de mercado são:
- Definir a melhor estratégia e metodologia de coleta de dados;
- Garantir a qualidade e confiabilidade dos dados;
- Integração de diferentes informações e bases;
- Investimento em tecnologias e capacitação;
- Ética e transparência no uso de dados;
- Encontrar profissionais capacitados e qualificados na área, e afins.
Inteligência de mercado e análise de dados
Como vimos, a inteligência de mercado e análise de dados estão intimamente ligados. Ambas as áreas utilizam de diversos tipos de informação, principalmente digitais hoje em dia, para construir personas, criar novos produtos e melhorar outros já existentes.
Através da análise e ciência de dados é possível observar comportamentos padrões, tendências, reputação de marca e diversos outros fatores de interesse da instituição. Todavia, é preciso também dominar habilidades de Governança em TI para fazer uma boa gestão da informação, projetos e processos.
A chave da inteligência de mercado, desse modo, é a organização. Seja no que se refere aos dados obtidos para observar os melhores resultados e tomar melhores decisões, como também em tópicos relacionados a Gestão de TI, Gestão de Documentos e Administração.
Quais são os principais indicadores de inteligência de mercado?
Os principais indicadores de inteligência de mercado são:
- Satisfação do cliente (NPS – Net Promoter Score);
- Margem de lucro, receita e custos;
- Custo de aquisição de clientes (CAC);
- Taxa de churn (taxa de cancelamento de serviços);
- Eficiência das campanhas de marketing (ROI de marketing);
- Satisfação do colaborador (relacionado à entrega de valor ao cliente);
- Taxa de conversão de vendas, e outros.
Quanto ganha um profissional de Inteligência de Mercado?
O quanto ganha um profissional de inteligência de mercado varia com o tempo de experiência e também do setor onde ela vai atuar. Além disso, é preciso levar em conta os principais métodos de pesquisa utilizados de acordo com cada instituição.
Ainda assim, é possível considerar os resultados dos principais sites de busca de emprego. Segundo os dados obtidos, a média salarial do profissional de inteligência de mercado varia entre R$ 4 mil e R$ 8 mil reais.
Qual a importância da inteligência de mercado para o sucesso empresarial?
A inteligência de mercado fornece às organizações uma compreensão profunda e atualizada do setor em que atuam. Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico, ter acesso a informações precisas sobre as tendências de mercado permite adaptações rápidas e decisões mais assertivas.
Além disso, a inteligência de mercado contribui para a redução de riscos. Ela ajuda a identificar ameaças, como mudanças regulatórias ou novas tecnologias disruptivas e permite que as empresas se preparem e se protejam contra potenciais impactos negativos.
Em resumo, a inteligência de mercado não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade estratégica para alcançar e sustentar o sucesso empresarial.
Como trabalhar com Inteligência de Mercado?
O profissional de inteligência de mercado pode ser muito interdisciplinar. Por isso, nesse campo há espaço para pessoas de diversos cursos de graduação em diferentes áreas. O que vai mais fazer diferença na hora de conquistar o cargo do seu interesse nessa carreira é possuir uma pós-graduação.
Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses. Além disso, você conta com professores especialistas na área e atuantes no mercado de trabalho.
Confira algumas opções de cursos para quem busca atuar na inteligência de mercado:
- Pós-Graduação em Governança de TI
- Pós-Graduação em Ciência de Dados
- Pós-Graduação em Tecnologia, Inovação e Agilidade
- Pós-Graduação em Gestão Estratégica
- Pós-Graduação em Gestão por Processos e Projetos
Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!
Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 100 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!
Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:
Tipo de Desconto | Curso | Valores | Cupons |
---|---|---|---|
SOCIAL + MULHER | Pós-Graduação | 12x de R$ 89,90 | POSGRANSOCIAL |
MBA | 12x de R$ 129,90 | MBAGRANSOCIAL | |
ALUNOS GRAN | Pós-Graduação | 12x de R$ 89,90 | SOUALUNOGRAN |
MBA | 12x de R$ 129,90 | MBAALUNOGRAN | |
EX-ALUNOS | Pós-Graduação | 12x de R$ 94,90 | VOLTEIPROGRAN |
MBA | 12x de R$ 134,90 | MBAVOLTEIPROGRAN | |
NOVOS ALUNOS | Pós-Graduação | 12x de R$ 99,90 | NOVONOGRAN |
MBA | 12x de R$ 139,90 | MBANOVONOGRAN | |
COMBO PÓS* | Pós-Graduação | 12x de R$ 139,90 | COMBOPOS |
À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!
Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final!
Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código do cupom informado na tabela acima!
Garanta sua matrícula com desconto!
Vem pra Gran Faculdade!
A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.
Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Participe da conversa