Áreas do Direito: conheça as principais

Por
5 min. de leitura

Ao terminar a faculdade de Direito, é natural o estudante ficar em dúvida sobre o que fazer, afinal, esse é um campo profissional com diversas possibilidades de atuação. 

Quando se pensa nas áreas do Direito, é comum que algumas frentes como o Penal ou Trabalho venham à mente. No entanto, o diploma permite que você atue em diferentes lugares, independente se eles são do setor público ou privado.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com as principais possibilidades de carreiras no Direito. Veja! 

Em quais áreas um profissional de Direito pode trabalhar?

Como falamos, um profissional de Direito tem à disposição diversas áreas de atuação, podendo lidar tanto com questões públicas quanto privadas. No Direito Público, o foco está em temas relacionados ao Estado e às instituições governamentais, com o objetivo de promover o bem-estar da administração pública e da sociedade em geral. Para ocupar cargos nesse setor, é necessário passar em concursos jurídicos específicos.

Por outro lado, o Direito Privado oferece oportunidades em empresas e instituições particulares. O advogado que atua nesse campo pode lidar com as relações entre empresas, interações com órgãos públicos e questões envolvendo cidadãos.

Além disso, ele pode ser contratado por uma empresa, trabalhar em um escritório de advocacia, atuar como autônomo ou prestar consultorias jurídicas.

Para entender melhor sobre as possibilidades de atuação, veja, a seguir, as principais carreiras no Direito no setor privado e público.

Principais áreas do Direito no setor privado

As melhores áreas do Direito no setor privado incluem desde o Direito Penal até o Previdenciário e o Ambiental. 

1. Penal

A área Penal é uma das mais conhecidas, até mesmo por quem está começando a faculdade de Direito. Os profissionais do setor regulam o poder punitivo do Estado, que define o que é crime, além das suas respectivas penas. Alguns casos comuns no dia a dia do especialista são investigação de assassinatos, roubos e infrações envolvendo violência e corrupção, por exemplo.

O advogado da área Penal representa o seu cliente perante um júri, garantindo que todos os seus direitos serão respeitados. Ele também analisa provas apresentadas e organiza argumentos de defesa para o seu caso, com o objetivo de anular ou diminuir a pena.

2. Civil

O Direito Civil é o campo que trabalha com os direitos e os deveres de todos os cidadãos. O profissional do setor poderá atuar em processos como análise de propriedade, Direito da Família e elaboração de contratos. O advogado ainda poderá representar clientes a fim de encontrar soluções e acordos para diferentes conflitos civis.

3. Trabalhista

Como o próprio nome sugere, um advogado da área Trabalhista atuará com questões relacionadas a atividades e direitos dos profissionais. Todos os pontos envolvendo a Legislação Trabalhista — como hora extra, demissão, acidentes de trabalho e acesso a direitos diversos — entram no escopo do advogado.

Além disso, ele pode representar tanto o trabalhador lesado quanto a própria empresa. No segundo caso, busca-se provar que não houve infração da legislação ou, ainda, é feito um acordo, que precisa ser mediado por profissionais.

4. Tributário

O Direito Tributário diz respeito ao pagamento de tributos. O advogado dessa área pode trabalhar tanto com empresas quanto com Pessoas Físicas, auxiliando, organizando e garantindo o pagamento das respectivas obrigações tributárias. O profissional atua em diversas abordagens, como defesa de multas, correção de cobranças indevidas até o processo de recuperação de crédito.

5. Ambiental

O advogado da área Ambiental é um dos principais atores na defesa do meio ambiente. Pode atuar ao lado de instituições privadas ou de indivíduos, a fim de garantir o cumprimento das leis. Ele também tem a opção de representar clientes em litígios na área ambiental para chegar a um acordo benéfico para todos os lados.

6. Empresarial

Nessa área, o profissional de Direito irá trabalhar com todas as questões relativas a uma empresa. Assim, se certificará que a instituição cumprirá todos os seus deveres, em conformidade com as normas e legislações atuais. Também será um representante da organização em processos judiciais e poderá auxiliá-la com despesas e contratação de novos funcionários.

7. Consumidor

Outra opção promissora para os advogados é trabalhar na defesa do Direito do Consumidor em disputas contra empresas ou fornecedores. O profissional costuma atuar em casos de produtos defeituosos, problemas no recebimento dos itens, propaganda enganosa ou preços e práticas abusivas.

Ele também pode ser acionado caso a mensagem de alguma empresa não esteja clara ou quando a má interpretação de uma propaganda tenha causado algum dano ao consumidor — por exemplo, quando um cliente não é apresentado aos regulamentos de determinada promoção e acaba pagando mais caro pelo produto ou serviço.

8. Digital

O ambiente online também tem as suas regras: nesse caso, entra o Direito Digital. O advogado em questão trabalha com situações que envolvem internet e tecnologia, atuando em casos de crimes cibernéticos e infrações contra a privacidade de dados. Pode representar tanto Pessoas Físicas quanto Jurídicas. É uma área especialmente aquecida, uma vez que a demanda por especialistas cresce a cada dia.

9. Eleitoral

O profissional especializado em Direito Eleitoral atuará em eleições e campanhas políticas. Ele vai garantir o cumprimento da lei durante todo o período eleitoral, participando desde o registro de pré-candidatura até a elaboração de cada ação da campanha. 

Nesse caso, é possível trabalhar em partidos políticos ou em uma determinada campanha — garantindo a conformidade das práticas — ou na fiscalização de ações de terceiros.

10. Compliance

A área de Compliance irá garantir que as empresas estejam em conformidade com todas as leis, normas e deveres vigentes. O advogado, portanto, deve estar atento às legislações trabalhistas, sem negligenciar políticas e regras internas estipuladas pela própria instituição.

11. Previdenciário

O Direito Previdenciário trata de temas relacionados à regulamentação da Seguridade Social. Muitas vezes, o profissional da advocacia irá trabalhar com questões envolvendo concessões de aposentadorias e pensões, além de autorização de benefícios do governo para os trabalhadores.

12. Imobiliário

Outra área muito explorada é o Direito Imobiliário, que trabalha com imóveis e propriedades. O profissional auxilia, por exemplo, na transação de títulos e na elaboração de contratos, além de venda, locação e processo de regularização de propriedades privadas.

Leia também: Me formei em Direito, e agora?

Principais áreas do Direito no setor público

Assim como o campo privado, o setor público também oferece oportunidades para quem se forma em Direito. Conheça, abaixo, as principais.

  • Promotoria: garante o cumprimento das leis, levando em conta os interesses do Estado e dos cidadãos. O advogado atua na acusação de processos, representando o povo. O seu dia a dia é baseado em analisar provas, entrevistar testemunhas e realizar diversas atividades com o objetivo de montar uma denúncia contundente, baseada em argumentos sólidos.
  • Defensoria Pública: o profissional trabalha na defesa de acusados em julgamentos, presta assistência jurídica, participa de audiências e da elaboração de peças que podem ser usadas no caso. É um serviço oferecido pelo Governo para garantir o acesso de todos à Justiça e a uma defesa de qualidade.
  • Magistratura: é a área para quem busca cargos de juiz ou juíza. É esse profissional que irá julgar processos e litígios nas mais diversas áreas do Direito. Além de muita responsabilidade, a Magistratura deve garantir o cumprimento de leis de forma isenta e justa;
  • Procuradoria: os profissionais desse campo atuam em órgãos públicos e governamentais, garantindo o cumprimento de leis. Também defendem os interesses da população, representando o Estado a nível judicial, extrajudicial e consultivo;
  • Delegacia: profissionais do Direito podem atuar em Delegacias, participando de investigações criminais para garantir a segurança pública e a integridade de todo o processo.

Quais são as áreas do Direito que dão mais dinheiro?

É comum que os estudantes e recém-formados se questionem sobre quais áreas do Direito dão mais dinheiro. A resposta, no entanto, depende de diferentes fatores. As vagas no Direito Empresarial e Tributário, por exemplo, são conhecidas por oferecerem salários mais competitivos.

Entretanto, a remuneração varia de acordo com o cargo, com a cidade de atuação, assim como leva em conta o nível de experiência e a formação do advogado. Por isso, é comum que o profissional do Direito busque por especializações com pós-graduação na área desejada.

Por outro lado, vale lembrar que cargos públicos costumam trazer salários mais altos, além de garantir estabilidade profissional e outros benefícios — como auxílios para refeição, transporte e plano de saúde. Como resultado, muitas pessoas também procuram cursos de Direito para concurso, a fim de aumentar as suas chances de aprovação nos certames abertos para a área.

Conheça os cursos da área jurídica da Gran Faculdade!

Se você deseja seguir uma carreira promissora na área jurídica, a Gran Faculdade oferece cursos completos e atualizados, voltados para preparar profissionais de alto desempenho. 

Com uma metodologia prática e focada no mercado de trabalho, os cursos proporcionam todo o conhecimento necessário para que você se destaque nas mais diversas áreas de atuação.

Além disso, a Gran Faculdade oferece benefícios como flexibilidade nos estudos com aulas 100% online, acesso a uma plataforma de ensino intuitiva, professores qualificados e apoio contínuo para garantir o seu sucesso acadêmico e profissional.

Ficou interessado? Conheça nossos cursos e comece a construir o seu futuro agora mesmo!

Por
5 min. de leitura