O que é PDV? Saiba tudo sobre o tema!

Descubra o que é PDV: quais são os tipos, sua importância na gestão, logística e indústria

Por
3 min. de leitura

Você já ouviu falar em PDV? Um Ponto de Venda é um estabelecimento físico onde um negócio expõe seu produto e procura realizar vendas diretas com seus clientes finais.

Esse tipo de conceito e atuação é fundamental para quem busca atuar em carreira de gestão, vendas e setores comerciais.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:

Faça duas pós-graduações pelo preço de uma!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em múltiplas especializações pode ser o diferencial que você precisa para se destacar. Segundo pesquisas, profissionais com pós-graduação têm até 74% mais chances de serem contratados(as) em comparação àqueles que possuem apenas o ensino superior. 

Além disso, esses profissionais tendem a ter salários até 50% maiores. Ao ampliar seus conhecimentos, você não só aumenta sua empregabilidade, mas também está mais preparado para enfrentar os desafios do mercado atual, que valoriza cada vez mais a qualificação e a adaptabilidade.

Portanto, se você quer aumentar seu salário no setor público ou privado, ganhar pontos na prova de títulos ou conquistar até duas especializações a partir de 6 meses, acompanhe a nossa live de lançamento da pós em dobro dia 23/09, às 9h59.

Inscreva-se no formulário abaixo e garanta desconto exclusivo:

O que é PDV?

O Ponto de Venda (PDV) é um espaço físico onde ocorrem vendas de um determinado produto entre negócio e comprador, seja no setor público ou privado.

Esse termo é muito comum no varejo e geralmente é associado a lojas físicas, quiosques em shoppings e eventos, supermercados e outros tipos de estabelecimentos físicos. O termo serve para conceituar um local de produtos são expostos e vendidos diretamente.

O foco aqui é fazer uso de artifícios que aproximem o consumidor de um produto de forma mais imediata. Diversas estratégias e ações podem ser utilizadas aqui pensando datas comemorativas, promoções e diferenciais do negócio.

O que significa PDV?

A sigla PDV significa “Ponto de Venda”, que se refere a estabelecimentos físicos de venda.

Para que serve o PDV?

Em resumo, o PDV pode atender diferentes objetivos de um negócio:

  • Facilitar transações;
  • Vendas mais imediatas;
  • Despertar o desejo do consumidor;
  • Aproximar o cliente do produto;
  • Desenvolver ações temáticas de Marketing;
  • Aproximação com o consumidor;
  • Estudos e pesquisas de mercado, entre outros.

Quais são os tipos de PDV?

Basicamente existem 2 tipos de PDV: o virtual e o físico.

  • Físicos: Lojas, supermercados, quiosques, feiras e afins.
  • Virtuais: Websites, aplicativos, grupos de venda e outros.

O que é gestão de PDV?

É comum que o termo PDV também seja associado a forma como acontece o gerenciamento de um estabelecimento. Isso consiste na organização de atividades como organização de layout, gerenciamento de estoque, atendimento ao cliente, campanhas de marketing e análise de desempenho de vendas.

Uma gestão eficaz de PDV garante que os produtos estejam disponíveis e bem apresentados, proporcionando uma experiência de compra positiva para os clientes. Isso, consequentemente, aumentaos lucros e os resultados do negócio.

O que significa PDV em ambiente de trabalho?

No ambiente corporativo, o PDV pode significar “Programa de Demissão Voluntária”, que é um tipo de acordo entre empresa e colaborador para que ocorra um desligamento acordado entre ambas as partes. Isso não tem a ver com pontos de venda.

Como funciona o sistema PDV?

Um PDV funciona como uma loja física comum: é definido um estoque, precificação e outros fatores que envolvem a comercialização de bens ou produtos.

O ponto chave aqui é o atendimento e oferta presencial, o que pode ser um grande diferencial e também um desafio: uma vez que sua loja tenha um mau atendimento, isso poderá afetar sua reputação tanto presencial quanto virtualmente.

Todavia, é uma excelente forma também de desenvolver ações comemorativas ou temáticas relacionadas ao tipo de produto que você oferece. Além disso, PDVs são excelentes meos de estabelecer vínculos mais profundos com clientes e conhecê-los para potencializar as vendas.

Quais são as vantagens de um PDV?

Algumas das vantagens de um PDV são:

  • Acelera o processo de vendas;
  • Maior proximidade com o cliente e experiência do usuário;
  • Maior visibilidade e reforço de marca;
  • Melhor gestão do estoque;
  • Mais chances de coletar dados sobre comportamento do cliente;
  • Precisão nas transações e gerenciamento do negócio, entre outros.

Qual a diferença entre PDV e PDI?

A diferença entre o PDV e o Ponto de Distribuição (PDI) está relacionada a sua função: enquanto o primeiro está relacionado a venda direta, o segundo consiste em atuar como um intermediário entre fabricante e PDV. Ou seja, o PDV é um contato direto com o consumidor e o PDI é uma espécie de estoque de onde vem os produtos para venda.

Qual a importância do merchandising para o PDV?

O merchandising é crucial para o PDV, pois envolve técnicas e estratégias para tornar os produtos mais atraentes e acessíveis aos consumidores. Isso inclui a disposição dos produtos, sinalização, promoções e a criação de uma experiência de compra envolvente.

Um bom merchandising pode aumentar significativamente as vendas, melhorar a percepção da marca e fidelizar clientes. Esse tipo de ação é fundamental para o bom desenvolvimento e consolidação do negócio.

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura